Para o estudo de luz e sombra inicialmente eu vou recomendar que você tenha em mãos pelo menos um lápis com a graduação 6b. Com ele você consegue sair de um cinza bem claro até o preto total, apenas usando a pressão correta na mão. E também é importante ter uma folha com a gramatura 90 no minimo.
Algumas dicas:
Uma outra maneira de aumentar o efeito de sombra no seu lettering é delinear primeiro as suas letras usando uma caneta fina. Em seguida, adicione as sombras com uma brush pen, a caneta com ponta de pincel, para realmente fazer suas letras se destacarem. Apesar de simples, esse visual é muito chamativo e atraente.
Por isso, os lápis que mais utilizamos no Desenho Realista são as graduações centrais: H, Hb, B, 2B e 4B. Isso irá variar muito dependendo da marca, pois há algumas conhecidas por serem macias, em que o lápis têm excelente pigmentação e maciez. Ou seja, chega à tonalidade escura com mais facilidade.
Para conseguir o efeito sombreado no desenho, a dica é utilizar a ponta do lápis lateralmente e sempre bem afiada. Com essa técnica é possível cobrir áreas maiores, além de obter um efeito de sombra com pigmentação mais intensa de um lado da ponta e mais fraca de outro.
Importante: para o degradê ter um efeito uniforme e uma transição de cores natural, é preciso fazer um sombreado entre os tons. Para isso, com a tinta ainda molhada, use um pincel fino e seco para misturar uma cor à outra.
Segure a ponta do lápis na chama em menos de segundos, muuito rápido, só pra dar uma aquecida! 4 – ♥ Espere esfriar uns 10 segundos, teste se está mais frio e tente moldá-lo na palma da mão, até a ponta ficar sólida novamente.
Confira as dicas da professora:
Para conseguir colorir desenhos é sempre bom tem uma boa gama de lápis. Você pode pintar a pele do seu personagem com um simples rosa claro, contudo irá limitar o resultado final do seu desenho. É aconselhável que no mínimo você tenha uma caixa de 36 cores, mas o padrão seria de 48 ou 60 cores.
Dicas para desenho 02 – Lápis de cor (colorindo)
O movimento feito ao colorir é fundamental para conseguir uma pintura uniforme. Utilizo três movimentos básicos: redondo, vai e vem e aperta e puxa. O movimento redondo é utilizado para pintar áreas pequenas e com detalhes; o vai e vem é ideal para áreas maiores; e o aperta e puxa é mais indicado para cabelos.
Ande com um material de desenho necessário para desenhar não importando o lugar aonde vá. Aproveite a chance de começar com o pouco que você tem e desenhando o que seus olhos enxergarem: pessoas, carros, natureza e traços da cidade. Para ser um desenhista melhor, é importante fazê-lo sempre!
Escolha também as cores que representam as fontes de luz. Por regra geral eu escolho uma cor amarelo-laranja quente para a minha luz, e um vermelho-violeta frio para as áreas de sombra. E de seguida vou ajustando os tons de acordo com a totalidade da pele que estou a pintar.
Eventualmente, para colorir este desenho, vamos usar somente dois lápis de cor, os lápis usados foram marrom e rosa, ambos na tonalidade clara. Lembre-se que a pigmentação da mina varia de acordo com a qualidade e marca do lápis.
A proporção é mais ou menos 87% de branco; 10% de amarelo e 3% de vermelho. Misture bem todas as cores e se achar que ficou muito rosado coloque mais branco e bem pouquinho de amarelo.
Coloque o roxo com força na parte da direita, como mostrado na imagem, com um degradê até o branco. Faça o mesmo com o ocre, passando por cima do roxo com força, e quando chegar ao branco solte a pressão para um degradê. Adicione o cereja com cautela para não ficar rosa demais.
Adicione cores de destaque e cores medianas sobre o que você já colocou no tom de pele de seu desenho, tente aumentar a pressão sobre a ponta do lápis e misture tudo. Tudo acaba por ser uma grande mistura de cores, notando assim que colorir bem, significa colorir de verdade.
Faça hachuras e sombras para criar a impressão de que a maçã tem três dimensões. Sombreie toda a maçã em uma só direção. Imagine de onde a luz vem e faça mais sombras em determinados pontos, como na base. Por fim, faça hachuras nos pontos mais escuros na direção oposta para deixar a maçã realista.
Como desenhar Mangás: Passo a Passo e Noções Essenciais
Como Desenhar um Tomate
Para desenhar pessoas de forma realista, é fundamental conhecer e entender as proporções do rosto, como a distância entre os olhos e a boca, o tamanho e altura do nariz, a largura e formato da face, etc. Quanto mais proporcional estiver o desenho, mais realista e parecido com uma fotografia ele vai ser.
Faça um pouco de sombreado debaixo do nariz e acentue o queixo. Desenhe algumas linhas de expressão ao redor da boca, sombreando um pouco os cantos também. Agora, marque o topo do nariz entre os olhos. Quanto mais acentuados forem esses detalhes, "mais velho" será a aparência do rosto.
Passos
Antes de começar apague as linhas em excesso, mas só as partes de fora do rosto, pois ainda iremos usar as de dentro como referencia.
Como Desenhar o Naruto Fácil
Veja o que Kakashi faz na série e tente imitar suas ações (tirando a parte ninja). Use gel para deixar os cabelos espetados para cima e levemente à esquerda. Tinja seu cabelo de branco ou cinza. Caso prefira sua cor natural, ou seus pais não permitam essas mudanças drásticas, use uma peruca.