Para criar um bom docuemtno, o profissional deve:
Trata-se do profissional que investiga, alerta e orienta a população sobre os cuidados higiênicos e sanitários adequados para evitar problemas de saúde.
A educação para a saúde pode ser compreendida como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania, essencial para o desenvolvimento da consciência sanitária da população e dos governantes garantindo que o direito à saúde seja encarado como prioridade.
"Educação continuada é um processo de ensino e aprendizado ativo e permanente que se inicia após a formação básica e está destinado a atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo, frente às evoluções técnico-científica e às necessidades sociais" (Grupo de peritos da OPAS).
De forma mais específica, a educação em saúde consiste basicamente no planejamento e na execução de atividades que visam prevenir doenças e suprimir carências das populações, como práticas inadequadas de higiene, que ignoram a importância de cuidados básicos para prevenção e controle de epidemias (CANDEIAS, 1997).
Educação em Saúde no ambiente escolar Neste sentido, a Educação em Saúde pretende "colaborar na formação de uma consciência crítica no escolar, resultando na aquisição de práticas que visem à promoção, manutenção e recuperação da própria saúde e da saúde da comunidade da qual faz parte" (Focesi, 1992, p. 19).
O pedagogo neste espaço, tem papel fundamental dentro da educação, pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar. O trabalho existe do pedagogo hospitalar mas deveria se dar mais atenção para que fossem criados classes hospitalares em todos os locais da saúde.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
Nessa perspectiva, o pedagogo é essencial para a escola, pois ele “[...] é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, para atender demandas socio-educativas de tipo formal e não-formal e informal, decorrentes de novas realidades [...]” (LIBÂNEO, 2007, p.
O pedagogo é um profissional da educação do qual se espera que entre no mundo do trabalho com condições de atuar onde houver necessidade de organizar, planejar, programar e avaliar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.
É o responsável pela a administração da escola, atuando em conjunto com o corpo docente e discente em prol do desenvolvimento da unidade e coordenando as ações pedagógicas. Busca ajudar as escolas a cumprir as novas estabelecidas pelo sistema e propiciar um currículo adequado às realidades da escola.
Atuação do pedagogo em espaço escolar O pedagogo atua com o ensino e a aprendizagem, sendo capacitado para exercer a docência na pré-escola e nos primeiros anos do ensino fundamental, além de poder atuar como professor, coordenador, supervisor e diretor escolar.
São diversos os espaços considerados não-escolares de atuação do pedagogo, como: Organizações não-governamentais (ONGS), sindicatos, associações, justamente onde houver uma prática educativa vai haver uma ação pedagógica, e necessariamente a ação do pedagogo.
Espaços não-escolares são espaços onde existem o processo educativo diferentemente do modelo formal de educação, que acontece na escola. ... A educação acontece nos diversos espaços onde os indivíduos se interagem e onde há a troca de saberes e o compartilhamento de experiências.