EQST

Como Evitar Dislipidemia?

Como evitar dislipidemia?

Prevenção

  1. Reduza o consumo de alimentos de origem animal, como carnes e queijos amarelos.
  2. Dê preferência às proteínas animais vindas de peixes e aves.
  3. Invista em alimentos ricos em ômega 3, como os peixes de água fria e óleo vegetal.
  4. Insira na sua rotina alimentar cereais integrais, vegetais, fruta e fibras solúveis.

O que é dislipidemia e quais os riscos causados por essa doença?

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Quais são as doenças causadas por Lipidios?

A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.

  • Doenças cardiovasculares. ...
  • Doenças renais. ...
  • Doenças no aparelho gastrointestinal. ...
  • Doenças no fígado. ...
  • Obesidade. ...
  • Doença arterial periférica. ...
  • Câncer. ...
  • Inflamação no cérebro.

Porque devemos ter cuidado no consumo de lipídios?

Os alimentos ricos em lipídios geralmente fazem grande diferença para a saúde do ser humano, se consumidos de forma correta. Eles transportam vitaminas importantes para o corpo, ajudam na composição e formação de hormônios específicos, além de atuarem como protetores térmicos para o organismo.

Quais as consequências do excesso de gordura e carboidrato no corpo?

Carboidratos consumidos em excesso podem aumentar o peso e a gordura corporal, além de estarem relacionados a hiperglicemia e elevação de doenças crônicas não transmissíveis.

O que pode acontecer com uma pessoa que come muito carboidrato?

Ao comer muitos carboidratos, em especial os refinados, como os dos doces ou da farinha branca, há um pico de glicose no sangue. Para dar conta de todo esse açúcar em circulação, o pâncreas produz mais insulina, o hormônio responsável por colocar a glicose para dentro das células.

Qual o efeito da carboidratos no corpo?

Os carboidratos são responsáveis por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem. Este macronutriente é formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Qual tipo de gordura faz mal à saúde?

A gordura saturada é prejudicial ao organismo e, além disso, não é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL). Essas placas se depositam nos vasos sanguíneos, causando uma série de problemas cardiovasculares.

Quais são as gorduras?

Basicamente, existem três grupos de gorduras que consumimos no nosso cotidiano: saturadas, insaturadas e trans. Dentro de cada grupo há vários outros tipos de subdivisão. As gorduras insaturadas incluem os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados.

Qual a gordura mais saudável para cozinhar?

Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.