Declaração quitação de débito: documento responsável por comprovar a quitação de alguma dívida.
Desta maneira, a declaração é um tipo de documento destinado a uma pessoa de maior influência, pertencente às mais variadas instituições, sejam escolas, universidades, empresas públicas ou privadas, dentre outras. Em decorrência de a mesma pertencer ao padrão escrito da linguagem, perfaz-se de algumas particularidades para sua composição.
Saber escrever cartas é fundamental em situações que envolvem trabalhos, afazeres de escola e até relacionamentos, já que esses documentos servem para passar informações e demonstrar afeto. Este artigo traz algumas dicas básicas de como levar seus pensamentos ao papel no formato correto.
Carta pessoal: estabelece comunicação entre pessoas próximas ou com vínculo individual. Isso favorece o uso de uma linguagem coloquial, aplicação de expressões populares e gírias, além de assuntos subjetivos e/ou íntimos. A estrutura da carta pessoal também é aberta, tendo em vista que o autor pode escolher como deseja organizar as informações compartilhadas.
Carta de apresentação: utilizada para fazer uma apresentação de uma pessoa, uma carreira ou um projeto, por exemplo, a algum destinatário de interesse.
Carta de desculpas: utilizada para expressar um pedido de perdão em relação a algum fato desconfortável entre os interlocutores.
Crie um parágrafo final onde você comunica ao receptor o que espera dele. Por exemplo, o envio de informação, entrar em contato consigo para uma entrevista ou um reembolso. Pode fazer referência a futuros contatos se espera ver essa pessoa ou falar com ela numa data futura.
Para fazer uma carta de solicitação, é necessário, antes de tudo, ter uma solicitação clara em mente, bem como um destinatário com poder referente ao assunto do pedido, pois não adianta solicitar algo a uma figura de poder que atua em outra área.
Existem vários modelos de cartas de demissão voluntária, porém o que importa são os pontos que vamos indicar de seguida. Não fique obcecado em utilizar expressões enfáticas, é melhor ser claro e simples e lembrar que só tem que cumprir com os pontos básicos do documento.
Denomina-se declaração juramentada, solene ou responsável o documento no qual o declarante jura, promete ou afirma, sob sua responsabilidade, que os dados ou feitos constantes no texto são verdadeiros.
Trata-se, portanto, de um texto de valor documental que comprova ou declara algo sendo utilizado por diversas instituições, órgãos, escolas, universidades, empresas, dentre outros.
Se você decidiu trocar de trabalho ou deixá-lo para tomar novos rumos, vai precisar de uma carta de demissão. O que é uma carta de demissão voluntária? Este texto é usado para oficializar a sua decisão e como um documento que põe fim ao contrato estabelecido entre a empresa para a qual trabalha e você mesmo. Portanto, é importante escrevê-la seguindo determinadas regras dentro de como escrever uma carta formal. Veja o que é fundamental na hora de escrever uma carta de demissão:
Para o corpo da carta, use como guia as informações usadas para montar o propósito da introdução (porque, como, onde, quando) e desenvolva essas informações de forma clara, objetiva e formal.
A declaração é um discurso oral ou um texto escrito em que uma pessoa afirma, diante de uma autoridade competente, a veracidade dos fatos ou dos dados relatados para que estes tenham validade legal. A exposição deve ser verdadeira, clara e organizada.
Tendo em vista o objetivo e finalidade que se pretende, a declaração segue um modelo básico de estrutura, e muitas vezes é redigida em papel timbrado:
A carta de intenção é um documento utilizado para demonstrar interesse por alguma vaga, seja para emprego ou mestrado. No texto, o candidato precisa demonstrar a sua capacidade de argumentação e produção textual para convencer o destinatário.
E se o objetivo de escrever uma carta formal é o de solicitar uma reunião, veja os nossos conselhos no artigo sobre como escrever uma carta para pedir uma reunião.
Geralmente, a declaração é escrita em primeira pessoa do singular ou plural: “Eu declaro para fins de comprovação...”; “Declaramos que o aluno João de Souza Pinheiro...” Local e Data: Depois do corpo do texto, é muito importante indicar o local e a data em que o documento foi redigido.
Leia também: Carta aberta – tipo de carta específico com caráter argumentativo