EQST

Como Diferenciar Hipoplasia De Degeneraço Testicular?

Como diferenciar hipoplasia de degeneração testicular?

A hipoplasia testicular pode ser diferenciada da degeneração porque nesta ultima sempre há áreas de fibrose, principalmente espessamento da membrana basal. Na hipoplasia verifica-se ausência completa do epitélio germinativo, havendo apenas células de Sertoli no interior dos túbulos seminíferos.

O que é a degeneração testicular?

Conceitualmente, a degeneração testicular é o conjunto de alterações do parênquima testicular que causam disfunções bioquímicas e variações estruturais nas células da linhagem germinativa, levando o tecido normal a um estado funcional menos ativo.

Qual é o termo correto para designar a agenesia testicular do reprodutor submetido ao exame andrológico completo?

Agenesia ou aplasia testicular É a formação de apenas um esboço do testículo.

E o desenvolvimento incompleto das camadas germinativas dos túbulos seminíferos?

Ca- racteriza-se pelo desenvolvimento incompleto das camadas germinativas dos túbulos seminíferos, cuja gravidade é variável e observa-se diminuição da con- centração espermática e aumento das alterações morfológicas dos espermatozóides, podendo ser de- tectado azoospermia no ejaculado (NASCIMENTO & SANTOS, 1997).

O que causa degeneração testicular?

As causas da degeneração são múltiplas, ou seja, diversos fatores podem predispor à sua ocorrência como temperatura do ambiente elevada (estresse térmico), intoxicações, infecção/ inflamação local (orquite, epididimite dermatite escrotal), desequilíbrios nutricionais, lesões vasculares, traumas, distúrbios hormonais, ...

O que é a barreira hemato testicular?

A barreira hemato-testicular é uma barreira física entre os vasos saguíneos e os túbulos seminíferos nos testículos.

Que fatores podem levar à degeneração testicular?

A degeneração testicular pode ser resultante de vários fatores, como a temperatura do ambiente elevada, intoxicações, infecções, desequilíbrios nutricionais, alterações vasculares e distúrbios hormonais.

Como fazer exame andrológico em touros?

Para realizar essa etapa é importante que o profissional observe como o animal se comporta perto das fêmeas no período reprodutivo. Uma dica para examinar é colocar o touro com pelo menos 3 fêmeas no cio e um outro touro no mesmo espaço. Com isso o médico veterinário pode fazer o teste de olfato com o animal.

Qual o método de coleta de sêmen utilizados em touros criados a campo para realização do exame andrológico?

Embora existam alguns métodos para colheita de amostras de sêmen, a eletroejaculação é o mais popular e o mais indicado para a colheita em touros de campo que não foram Tabela 2 - Perímetro escrotal mínimo de touros zebus, classificados por idade. Fonte: Fonseca et al.

Quais as consequências do estresse térmico na qualidade espermática de um touro?

Em reprodutores ruminantes, o estresse térmico é a principal causa de degeneração testicular e, nesta, ocorrem desde mudanças anatômicas na gônada masculina até alterações microscópicas, do epitélio seminífero aos espermatozoides em trânsito no trato reprodutor masculino.

Como é formada e qual função da barreira hemato testicular?

A barreira é formada por junções de oclusão, junções de aderência e junções gap entre as células de Sertoli, que são células de suporte dos túbulos seminíferos, e que dividem o túbulo seminífero no compartimento basal (região externa do túbulo, em contacto com o sangue e a linfa) e no compartimento adluminal (região ...

Qual é o tipo celular que está fora da barreira Hematotesticular?

Em 1865 Sertoli identificadas e descritas as células ramificadas nos túbulos seminíferos do testículo humano; as células são agora conhecidas como células de Sertoli.

O que é um exame andrológico?

O exame andrológico é um exame altamente específico, pois avalia tanto as condições clínicas gerais quanto as condições reprodutivas e deve ser realizado por médico veterinário. Pode ser dividido em duas etapas: exame clínico geral e exame específico.

Quando fazer exame andrológico em touros?

O exame andrológico em bovinos deve ser feito próximo da estação da monta ou a cada 90 dias em caso de comercialização do sêmen.

O que é e em que consiste o exame andrológico de um búfalo reprodutor?

São abordadas as particularidades e anormalidades de desenvolvimento do sistema genital do macho, aspectos da puberdade e maturidade sexual, particularidades do comportamento reprodutivo, características do espermatozoide, liquido seminal e do ejaculado de búfalos.

O que compõem o funículo espermático?

O cordão espermático ou funículo espermático é a estrutura formada pelo epidídimo e os tecidos que o circulam que correm desde o abdômen até o testículo. ... O funículo espermático é composto por artérias, veias, vasos linfáticos e nervos, além do ducto deferente.

São estruturas pertencentes ao funículo espermático exceto?

São estruturas pertencentes ao funículo espermático exceto: a) vasos linfáticos b) nervos c) veias d) ducto deferente e) uretra 1. O sistema genital feminino apresenta órgão internos e externos. ... b) Óstio externo da uretra. c) Lábio maior.

Quais fatores podem interferir na qualidade Espermatica do macho?

A qualidade do sêmen pode ser afetada por diversos fatores como manejo, alojamento, sanidade, nutrição e clima (FLOWERS, 1997). Quando os animais encontram-se fora da zona de conforto térmico, a produção de calor aumenta e a taxa e a eficiência da utilização dos nutrientes são reduzidas (SILVA, 2000).