Os principais sinais e sintomas que podem indicar um processo inflamatório são:
Exames como a ressonância magnética podem ser solicitados pois conseguem mostrar, de forma mais clara, as inflamações em grandes áreas musculares.
A miosite infecciosa geralmente é provocada por uma infecção como gripe ou, até, triquinose, que é uma infecção que ocorre pela ingestão de carne de porco ou de animais selvagens crua ou mal cozida, causando sintomas como dores musculares, fraqueza muscular e no caso da gripe, coriza e febre.
Baixos níveis indicam deficiência de ferro, que pode causar anemia e redução no número de glóbulos vermelhos. Por outro lado, níveis elevados da proteína podem indicar inflamação, doença hepática, infecção crônica, distúrbios autoimunes e alguns tipos de câncer.
O diagnóstico da bacteremia é feito por meio da realização de exames de laboratório, como o hemograma, em que são observados valores diminuídos dos leucócitos e alterações que sugerem infecção, e a hemocultura, que é o exame que permite identificar a presença de microrganismos no sangue e qual o agente infeccioso.
O diagnóstico da infecção no sangue é feito principalmente por meio de exames laboratoriais cujo principal objetivo é identificar o microrganismo presente na corrente sanguínea, sendo indicada a realização da hemocultura, que normalmente é feita durante o internamento hospitalar.