Números Quânticos
Número quântico secundário
O primeiro número quântico, o número quântico principal (n), indica o nível energético em que o elétron mais energético se encontra. Para o nosso, temos que n = 4. O próximo, o número quântico azimutal (l) indica o subnível desse elétron. ... O elétron mais energético está no orbital de m = 0.
Mapa Mental: Distribuição Eletrônica
Seu estudo torna-se importante apenas para os elementos do bloco f (transição interna da tabela periódica). Cada orbital f apresenta 3 planos nodais.
O modelo de átomo mais aceita é a de Niels Bohr. O modelo de Bohr foi introduzido pela primeira vez em 1913. Este modelo pode ser retratado como um núcleo rodeado por uma nuvem de elétrons. ...
A forma geométrica dos orbitais p é a de duas esferas achatadas até o ponto de contato (o núcleo atômico) e orientadas segundo os eixos de coordenadas. ... Em função dos valores que pode assumir o terceiro número quântico m (-1, 0 e +1), obtém-se três orbitais p simétricos, orientados segundo os eixos x, z e y.
Quantos subníveis e quantos orbitais existem nos níveis L, N e P? L → 2 subníveis (s e p), 4 orbitais. N → 4 subníveis (s, p, d e f), 16 orbitais. P → 3 subníveis (s, p e d), 9 orbitais.
Para determinar a camada de valência através da tabela periódica é preciso identificar o período e a família do elemento. Assim, enquanto a família 1A apresenta 1 elétron de valência, a 2A apresenta 2, e assim sucessivamente.
Subnível d: possui cinco orbitais.
Resposta. Resposta: O número quântico principal expressa o nível de energia do elétron, definido por sua distância média do núcleo.
Esta restrição é o Princípio de Exclusão de Pauli, que estabelece que dois elétrons em um átomo não podem ter todos os quatro números quânticos iguais. ... Com efeito, isso limita a dois o número de elétrons em um dado orbital, também requer que os spins destes dois elétrons estejam em direções opostas”1.
Por outro lado, segundo o princípio de exclusão de Pauli: não pode haver, em um átomo, mais de um elétron com um dado conjunto de valores para os números quânticos n, 𝓁, m e ms. Isto significa que, em cada orbital podem existir até dois elétrons, um com spin “para cima” e outro com spin “para baixo”.
Para os elementos conhecidos até o momento, a quantidade máxima de níveis de energia são sete, sendo representados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, indo da camada mais próxima ao núcleo para a mais distante. Essas camadas correspondem respectivamente aos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
6s