Definindo o fator de empacotamento como a relação entre o volume ocupado pelos átomos e o volume da célula unitária, temos: fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.
Pra calcular o raio atômico a gente vai ter que usar as informações que temos de massa específica e peso pra chegar no volume da célula unitária. À partir daí conseguimos encontrar o raio usando as relações conhecidas entre a aresta e o raio atômico da estrutura CFC!
O Raio Atômico
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL.
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. ... Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
Qual a fórmula da densidade? A densidade, como comentamos, calcula o quanto de matéria existe no volume de uma determinada substância na ação da temperatura e pressão. ... Isso quer dizer que a fórmula da densidade é representada por d = m/v, sendo “m” a massa e “v” o volume da substância.
789 kg/m³
Isso pode ser comprovado por meio da densidade (relação entre a massa e o volume de uma substância → d = m/v). Nas condições normais de temperatura e pressão, a densidade da água líquida é de 1,0 g/cm3 e do etanol é de 0,8 g/cm3.
Exemplo prático A densidade absoluta do álcool é de 789 kg/m³ e a da água pura é de 1000 kg/m³. Tomando o valor da água como referência, podemos afirmar que a densidade relativa do álcool é de 0,789 kg/m³, isto é, basta dividir a densidade absoluta do álcool pela densidade padrão da água.
O álcool etílico possui densidade igual a 0,789 g/cm³, isso significa que a massa de álcool presente numa solução 70 °INPM é maior que aquela massa presente numa solução 70 °GL.
Uma vez determinado o título alcoométrico a 15ºC, procede-se à diluição do etanol com água purificada. A glicerina é adicionada à fase alcoólica, antes da mistura com água. A concentração de glicerina nas formulações é de até 2% (v/v), e a concentração sugerida pela Farmacopeia Brasileira é de 1,45% (v/v).
770 g/L
A composição do álcool em gel consiste em carbopol (polímero que age como espessante), álcool etílico (CH3CH2OH), trietanolamina (C6H15NO3) e água.
Composto orgânico
O álcool 70, ou álcool etílico hidratado 70º INPM, é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, é uma solução aquosa de etanol apresentando 70 g de etanol para cada 100 g da mistura (etanol + água).
Você vai precisar apenas de dois ingredientes: álcool (70% pra cima) e gel de cabelo transparente. Você mistura em uma vasilha higienizada, 500 ml de álcool (o que tiver em casa, mas quanto maior a %, mais eficaz se torna) para três colheres de sopa de gel de cabelo transparente.
Procedimento Experimental:
O etanol pode ser obtido por meio da beterraba, do milho, da batata, da cevada, do arroz e, principalmente, da cana-de-açúcar....Quando obtido por meio da cana-de-açúcar, segue as seguintes etapas de produção:
Outra alternativa seria misturar 2 partes de álcool 70 INPM com uma parte álcool 46,2o INPM, formando 3 partes de álcool 62 INPM.
É uma unidade utilizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (INPM), para informar a massa de álcool etílico contido em cada litro, em qual percentual ele foi diluído. Ex.: 46° INPM equivale 46% de massa de Álcool e 54% de Massa de Água. O grau GL é a fração em volume.
Aprenda a fazer álcool perfumado caseiro
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.