As vagas de garagem em condomínio possuem medidas padrões que geralmente correspondem a 2,30 metros de largura por 5,50 metros de comprimento. Para vagas perpendiculares, aquelas em que o carro é estacionado em um ângulo de 90º, as vagas devem ter 2,30 metros de largura por 5 metros de comprimento.
É obrigatória a previsão de local de estacionamento para veículos destinados á funcionários, acrescendo a proporção de, no mínimo, 5% ao total das vagas obrigatórias ou no mínimo 1 vaga, a exceção dos bancos.
Escolha a localização que melhor se encaixa em seu custo de investimento, mas busque escolher uma localização de grande circulação de carros e procura de serviços de estacionamento. Defina a área de construção e quantidade de vagas que deseja oferecer, isso por meio do estudo de público e demanda da região.
Num espaço 106m por 71m (as vias de acesso também contam, porque sem elas o parque não funciona) cabem no máximo 14x21 carros. Ou seja no mínimo dos mínimos um carro estacionado ocupa 26m2.
Conheça 6 dicas valiosas para a gestão da garagem do condomínio
Já uma vaga determinada é aquela que é parte da escritura do imóvel, mas não é autônoma. Essa vaga também pode ser vendida, mas quando isso acontece, a fração ideal não é transferida para o comprador. Por fim, a vaga indeterminada é aquela que pertence ao condomínio e o morador detêm apenas o direito de uso.
Parada x Estacionamento PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
Um estacionamento deve contar com uma área mínima de 1000 m². É ideal que se tenha uma área coberta para proteger os carros e clientes de chuva e sol. O piso poderá ser recoberto de cimento, pedregulho ou asfalto.