Como alimentar por sonda de gastrostomia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Abrir a tampa da sonda e colocar a seringa de alimentação (100 mL) no tubo da gastrostomia; Desdobrar a sonda e puxar lentamente o êmbolo da seringa para aspirar o líquido que está dentro do estômago.
Como fazer curativo em gastrostomia?
O curativo da Gastrostomia deve ser trocado a cada 2 ou 3 dias, ou conforme o aspecto do curativo. Sujidades, sangramento, prurido e exsudato (líquido purulento, seroso) fazem com que o curativo deva ser trocado para minimizar o risco de infecção da ferida.
Como se coloca uma sonda para se alimentar?
A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta. A sonda pode causar engasgos quando entra pela garganta, por isso, a pessoa é instruída a engolir ou é dado água através de um canudo para ajudar na deglutição. Engolir pode diminuir ou evitar engasgos e ajudar a sonda a passar pela garganta.
Porque realizamos curativo na gastrostomia e Jejunostomia?
Uma gastrostomia/ jejunostomia definitiva poderá requerer um curativo especial para atingir a estabilização para proteger a pele ao redor da sonda das secreções gástricas e para ajudar a fixar a sonda na posição adequada.
Quais os cuidados de enfermagem na gastrostomia?
Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia
Higienizar as mãos com água e sabão antes e depois da manipulação;
Higienizar de 02 a 03 vezes ao dia ou quando houver necessidade, sempre ao redor do orifício com água e sabão, secando posteriormente cuidadosamente;
Mais itens...
O que fazer quando uma sonda nasogástrica entope?
O que fazer quando houver obstrução da sonda nasoenteral? – Comunicar a equipe responsável e verificar a possibilidade de tentar a desobstrução utilizando água sob pressão, água morna, pastilha de vitamina C ou solução de bicarbonato.
Como funciona a sonda de gastrostomia?
A sonda GTT, também conhecida como PEG ou sonda de gastrostomia endoscópica percutânea, é um dispositivo que insere um pequeno tubo flexível na região abdominal, na altura do estômago. Ela permite a alimentação em pacientes que não podem usar a via oral para a sua nutrição diária.