Migração é o deslocamento espacial de um indivíduo ou de parte da população de um lugar para outro. A principal causa da migração no mundo e no Brasil tem origem: a) econômica.
As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.
Vamos conhecer agora os principais tipos de migração existentes:
Resposta. as migrações que ocorreram no século XX muitas das vezes eram por conta dos imigrantes estarem a procura de novos recursos, onde poderiam tentar se desenvolverem e prosperarem. Já as migrações que ocorrem atualmente são por conta dos conflitos ,das guerras, são ocorridos por questões de sobrevivência.
Migrações Internacionais e Novos Fluxos Migratórios
Resposta. Atualmente as pessoas não migram mais, esse motivo é por que hoje em dia não se chama mais migrar, e sim mudar de lugar, se movimentar para outro espaço que não te pertencia mas agora pertence.
b) As migrações dos séculos XVI e XIX foram motivadas pelos processos de colonização (seja na América durante o século XVI ou na África nos anos 1800) e as atuais são influenciadas pelas más condições de vida dos países que foram colonizados nos séculos anteriores.
O maior fluxo migratorio foi quando os europeus vieram para o Brasil, pois na Europa ocorreu vários fatores como : os desdodramenos da revolução industrial e suas consequencias, já o Brasil estava no auge da expansão de lavouras de cafeeiras no Sudeste, aí tiveram a ideia que os europeus viriam para o Brasil.
2 A MAIOR CRISE MIGRATÓRIA Um dos maiores e mais graves problemas no mundo moderno pelos conflitos e a crise financeira nos países europeus ocasionaram mudanças da população na travessia no Mediterrâneo nas últimas décadas. Países como a África e do Oriente Médio são os maiores responsáveis pelas migrações em 2015.
Hoje em dia, o maior fluxo migratório no Brasil segue em direção à zona do Brasil Central e ao Amazonas. Contudo, é importante lembrar que as zonas menos habitadas do país não recebem novos migrantes com a mesma velocidade que o Sudeste recebeu outrora.
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
Conheça os 3 principais movimentos migratórios mundiais e se prepare para arrasar na sua prova de geografia da escola e do vestibular!
Resposta. Resposta: As desigualdades das taxas de crescimento econômico, da oferta de empregos e de nível de salários tenderiam a criar áreas propensas à evasão populacional e áreas destinadas à atração migratória, originando fluxos de pessoas em busca de trabalho ou melhores rendimentos.
A migração interna no Brasil acontece principalmente por motivos econômicos e desastres ecológicos. A população de um país não é apenas modificada pelas mortes e nascimentos de seus habitantes. É preciso levar em conta, também, os movimentos de entrada e de saída, ou seja, as migrações que ocorrem em seu território.
As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas.