Como a estrutura do rim? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O rim apresenta uma camada central com coloração mais escura (medula) e uma camada periférica mais clara (córtex). Essas duas regiões recebem sangue pela artéria renal e são drenadas pela veia renal. Existe ainda uma estrutura chamada de pelve renal, responsável pela coleta de urina.
Quais as estruturas que formam o hilo renal?
O hilo renal é uma fenda localizada no bordo interno de cada rim por onde entram as artérias e os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres. O pedículo renal é a região que delimita a artéria renal, a veia renal e o ureter.
O que compõe a medula renal?
A medula consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais. A base (extremidade mais larga) de cada pirâmide olha o córtex, e seu ápice (extremidade mais estreita), chamado papila renal, aponta para o hilo do rim.
Como é o rim do ser humano?
Os rins agem como um filtro onde os furos devem ter tamanhos muito específicos, pois, se muito grandes, substâncias que deveriam permanecer em nosso corpo são eliminadas, como as proteínas. Já se os furos começam a diminuir demais, substâncias que deveriam ser eliminadas, como as toxinas, começam a ser retidas.
Qual a posição dos rins no corpo humano?
Os rins são dois órgãos do nosso corpo que se encontram na porção mais posterior do abdome, sendo, então, órgãos retroperitoneais. Com seu formato comparado com um grão de feijão, tem um tamanho de aproximadamente 12 cm de cima a baixo, 6 cm de direita à esquerda e 3 cm de frente para trás.
O que os rins filtram?
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Quais são as estruturas que formam a pelve renal?
A pelve renal é composta pelos cálices maiores. Já esses maiores são compostos por cálices menores.
Qual o tipo de artéria formada após o hilo renal?
A artéria renal é a artéria que vasculariza o rim. Existem em número de duas, uma para cada rim que nascem da artéria aorta e se dirigem até ao rim através do seu hilo.
O que se encontra no parênquima renal?
O parênquima renal, responsável pela formação e segregação urinária, é constituído por duas zonas distintas: medular, que compreende as pirâmides de Malpighi, e cortical, que compreende os tubos uriníferos e os glomérulos renais.
Como é formada a região medular do rim?
A zona medular é composta por 10 a 18 pirâmides medulares, ou de Malpighi, cujos vértices apresentam saliências nos cálices renais, denominadas papilas, que desembocam nos ductos coletores, pelos quais a urina passa alcançando a pelve renal e o ureter.
Quando o rins dói?
A dor nos rins pode indicar diferentes problemas de saúde, como alterações nas funções do próprio rim, infecções ou problemas de coluna, que podem causar diferentes sintomas, como dor, alterações na cor da urina e ardor ao urinar.
O que leva o sangue para os rins?
O sangue chega aos rins através das artérias renais. As artérias renais originam-se na artéria aorta abdominal. Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais.
Quais são as estruturas que compõem o sistema urinário?
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal.