A parte branca tem hesperidina, antioxidante capaz de reforçar as defesas do nosso organismo. Por isso, o ideal é comer a laranja e não só chupar ou extrair o sumo.
“Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo. Por exemplo, na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento então dá uma saciedade.
Se optar pela versão orgânica, dá para você consumir inclusive a casca, rica em fitoquímicos com ação anti-inflamatória. Use as raspas sobre a mousse light e a salada ou deixe secar ao sol para transformar em chá. Já o limão, batido inteiro (sem as sementes), vira uma deliciosa limonada suíça.
Coloque a laranja em pé (os cortes das extremidades ajudam no apoio) e comece a retirar a casca no sentido do comprimento, até que toda a laranja esteja descascada. Segure a laranja nas mãos com delicadeza (cuidado para não apertar e transformá-la em suco).
Para retirar mais suco do limão, laranja, e todas as outras frutas cítricas, o truque é rolar o limão, aplicando alguma força para baixo.
entrecasca
Bom para a saúde e para a beleza Graças à essa composição, a casca do limão é capaz de ajudar nosso corpo a eliminar toxinas e limpar o fígado, produzindo um efeito rejuvenescedor. Além disso, também auxilia na digestão e, graças à maneira como reage ao ambiente do estômago, tem um potencial alcalinizante.
Benefícios da casca de limão
Para controlar a ansiedade e também reduzir o risco de câncer no cérebro, uma alternativa saborosa é o chá de casca de limão. Afinal, é na casca dessa fruta que fica o limoneno, um componente químico de efeito calmante.
Amiga da dieta O limão possui cafeína, limoneno, vitamina C e pectina, que aceleram o seu metabolismo e diminuem a absorção de gorduras no corpo. Além disso, a limonada reduz a produção de colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
Melhora a digestão O suco de limão também estimula a produção de enzimas digestivas e a bile, que é uma substância produzida pelo fígado e ajuda na digestão de gorduras.
Ainda assim, há contraindicações: algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter dores de cabeça. E como a Vitamina C ajuda a potencializar a absorção do ferro, pessoas que tem muito ferro no sangue devem tomar cuidado no consumo do limão, adverte a nutricionista.
O limão também é aliado do estômago. Sua acidez auxilia na digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico, ajudando aqueles que sofrem com refluxo. Se o estômago já está em condições de excesso de acidez - como azia e gastrite - beber água com limão pode ajudar a neutralizar o quadro, conforme Gisele.
Também é importante conversar com um nutricionista ou médico nutrólogo antes de iniciar o processo de emagrecimento. Portanto, não abuse da quantidade de limão. Ingerir uma unidade por dia é o ideal, mas a pessoa pode consumir até três diariamente sem complicações para a saúde.
Durante todo o dia, perdemos esse mineral, através do suor, por exemplo, e uma boa maneira de repor não é só através da banana, consumir suco de limão pela manhã é uma boa sugestão. 9) Abaixa a febre: O limão contribui para abaixar a temperatura do corpo, segundo pesquisas. Um suco de limão pode ser uma boa pedida!
Estabelecer o hábito diário de beber um copo de água com fatias de limão a cada manhã vai ajudar a evitar a desidratação ao longo de todo o dia.