EQST

Que Foi O Coronel Ustra?

Que foi o coronel Ustra?

Carlos Alberto Brilhante Ustra (Santa Maria, 28 de julho de 1932 — Brasília, 15 de outubro de 2015) foi um coronel da ativa do Exército Brasileiro, ex-chefe do DOI-CODI do II Exército (de 1970 a 1974), um dos órgãos atuantes na repressão política, durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Quem foram os torturadores da ditadura militar?

Um dos torturadores mais famosos e cruéis foi Sérgio Paranhos Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) de São Paulo, que se utilizava de métodos brutais - e, por vezes, letais - para conseguir as confissões de seus suspeitos, à revelia de seus chefes.

Quando morreu Ustra?

15 de outubro de 2015 Carlos Brilhante Ustra/Data de falecimento

Como eram as torturas no regime militar?

Muitas vezes, os torturadores enfiavam na cabeça da vítima um balde de metal, onde também eram aplicados choques. ... Depois, os torturadores alternavam um sistema de refrigeração superfrio e um sistema de aquecimento que produzia calor insuportável, enquanto alto-falantes emitiam sons irritantes.

Como foi a morte de Ustra?

Pneumonia Carlos Brilhante Ustra/Causa do falecimento

Como a violência foi utilizada na manutenção do regime militar?

As práticas de tortura foram utilizadas com o intuito de controlar e punir as ações dos cativos frente aos seus senhores além de servir de exemplo para a obediência e bom comportamento dos outros cativos. O chicote, o tronco, a máscara de ferro, o pelourinho eram os recursos mais comuns.

Quais eram as formas de perseguição às pessoas consideradas perigosas ao regime?

Pessoas consideradas perigosas ao regime eram presas sem ter direito a julgamento. A tortura era praticada em prisões oficiais e não oficiais. Surgiram nesse período algumas organizações, como o Doi-Codi e a Operação Bandeirante, que atuavam na repressão sem nenhum limite legal.

Quantas pessoas morreram durante a ditadura militar?

Nessas diversas investigações, há discrepância nos números de mortos e desaparecidos computados. A CNV, em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre 1964 e 1988, dos quais a maioria ocorreu no período da ditadura.

Como eram as torturas antigamente?

1 - Empalamento Uma das mais conhecidas técnicas de tortura é a do empalamento. Durante a Idade Média, inimigos tinham seus corpos atravessados por enormes estacas. Normalmente, o processo começava pelo ânus e seguia até a boca. E o mais assustador: a vítima poderia levar até três dias para morrer.