O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).
A sutura lambdóide marca as bordas entre os ossos parietal e occipital. As suturas sagital e lambdóide convergem em um lâmbda (letra grega).
Bregma. Ponto situado na parte superior do neurocrânio (calvária), formado pela junção das suturas coronal (osso frontal e ossos parietais) e sutura sagital (ossos parietais). Pode estar relacionado a um osso sutural.
Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria. Classificam-se em pontos pares e ímpares. Os ímpares situam-se no plano sagital.
sutura sagital
Sutura sagital – Quando os ossos parietais se articulam entre si. Sutura escamosa – Articulação entre o osso parietal e o temporal.
Os ossos que formam a calvária são o frontal, o occipital e os parietais. Eles se unem, formando estruturas denominadas suturas, cada uma possuindo um nome específico. Elas incluem a sutura sagital (parietal-parietal), coronal (frontal-parietal), lambdoide (parietal-occipital) e escamosa (temporal-parietal).
O osso parietal tem uma superfície interna côncava e uma superfície externa convexa. Na superfície interna existem sulcos da artéria meníngea média causados pela pressão arterial, que leva o osso a se remodelar. Outras marcas são o sulco do seio sigmoide próximo ao ângulo mastoideo e o sulco do seio sagital superior.
Que é relativo ou que pertence à parede de uma cavidade. Osso par, chato e encurvado, que forma a porção lateral da abóbada craniana e está situado entre os ossos frontal e occipital.
Classificação dos ossos do corpo humano. O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
Articulações do Crânio
O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.
O processo mastoide é uma divisão do osso temporal que forma parte da lateral e base do crânio que se conecta com o ouvido médio pelo chamado aditus ad antrum, que é uma conexão estreita entre essas duas estruturas.
Olá. Mastoidopatia esquerda indica que há sinais de algum tipo de inflamação ou infecção no osso do ouvido esquerdo (mastoide). O ideal é levar o exame para um Otorrinolaringologista avaliar, para estabelecer o diagnóstico, junto com o seu exame físico e história.
Hipoaeração da mastóide esquerda, o que significa? Olá, a hipoareação da mastóide representa o tamanho das células da mastóide pouco desenvolvidas, com pouco ar dentro delas.
Otalgia é um sintoma comum de consultas em emergência. Ela pode ser causada por doenças que afetem a orelha externa, média, interna ou estruturas circundantes. O diagnóstico diferencial pode ser dividido conforme a localização anatômica. Na otalgia primária a dor é proveniente da orelha.
Processo mastoide é uma projeção cônica que pode variar de tamanho e forma localizada na parte posterior do osso temporal (porção mastoidea). Em sua face externa, estão ligados os músculos esternocleidomastoideo, esplênio da cabeça e dorsal longo da cabeça.
A tomografia computadorizada da mastóide (ossos temporais ou ouvido interno) é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno. São obtidas imagens de alta resolução e submiliméticas, que podem ser reconstruídas em diferentes planos ortogonais para obter o máximo de informações possíveis.
A tomografia computorizada (TC) dos ouvidos ou tomografia axial computorizada (TAC) dos ouvidos é um exame por imagem que utiliza radiação ionizante e que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças) que podem afetar este importante órgão da audição.
10x de R$ 36,00.
Audiometria é o exame que detecta a capacidade do paciente de ouvir os sons. Há, basicamente, dois tipos de exame de audiometria: Audiometria Tonal: avalia as respostas do paciente à sons, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva.
Já os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.