A margem de contribuição é o quanto vai “sobrar” do seu preço de venda, após a subtração dos custos e despesas variáveis (custos da venda, matéria-prima, tributações) do produto, esse valor será o lucro bruto da venda e deve ser usado para quitar os custos e as despesas fixas.
Também chamada de ganho bruto ou de lucro bruto, a margem de contribuição é calculada subtraindo-se da receita a soma entre as despesas e os custos variáveis. Os custos e as despesas variáveis são aqueles que têm relação direta com o volume de venda do produto.
Margem de Contribuição unitária = Preço de Venda unitário – ( Custos Variáveis unitários + Despesas Variáveis unitárias)
Como calcular a margem de contribuição?
A margem de contribuição ponderada leva em consideração a participação de cada produto no volume de vendas. Digamos que sua empresa tenha 2 produtos, mas um deles vende muito mais do que o outro. O custo de produção entre eles são diferentes, bem como o preço de venda.
Conforme já explicamos neste artigo, a Margem de Contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro.