A geografia crítica sucede a corrente do pensamento geográfico denominada nova geografia ou geografia quantitativa, que surgiu durante a Guerra Fria, em meados do século XX, na Inglaterra, Estados Unidos e Suécia – corrente que, pautada em métodos quantitativos, encobria o compromisso ideológico de justificar a ...
A Geografia Pragmática, também conhecida como Geografia Quantitativa ou Nova Geografia, é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia.
Resposta: geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.
O Determinismo (Escola Geográfica Alemã) é caracterizado pelo pensamento de que o meio natural determinava o homem. ... O Possibilismo (Escola Geográfica Francesa) contrapõe-se ao determinismo alemão, pois acredita na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meo natural.
O Possibilismo discute as relações homem-meio natural. ... Vidal de La Blache definiu a base do Possibilismo na Geografia, que pressupõe o homem como um ser ativo, que recebe a influência do meio, mas que também atua sobre este, transformando-o.
Vidal de La Blache foi um dos maiores nomes da Geografia, sendo responsável pelo que se denominou por Possibilismo Geográfico. ... Foi considerado, por isso, um dos grandes responsáveis pela difusão da Geografia Humana, apesar de afirmar que a Geografia não deveria estudar o homem, mas o meio em que ele vive.
Os homens desenvolveram técnicas, hábitos e costumes que lhe permitissem fazer uso dos recursos naturais disponíveis, denominado por La Blache de "gênero de vida".
As obras de Vidal são consideradas uma crônica dos costumes, um retrato do cotidiano do povo brasileiro.
Friedrich Ratzel, geógrafo e etnólogo alemão, foi um dos principais autores clássicos da Geografia. ... A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço.
Obras de Heitor dos Prazeres
Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel. A partir daí, inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, dentre eles, podemos destacar: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros.
O que importa é que os geógrafos conceberam, na construção da Geografia, uma análise de conjunção do natural e do humano, transformando o ___________________ em um conceito que expressa a articulação natureza e sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais.
Milton Santos
História do pensamento geográfico. A história do pensamento geográfico se inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar activamente a Geografia como ciência e filosofia, sendo os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.
Primeiros contribuintes da Geografia: Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, ou apenas Alexander von Humboldt (1769-1859), foi um geógrafo, naturalista e explorador nascido onde atualmente é a Alemanha, e também responsável por ter lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia e Climatologia.
Humboldt e Ritter são considerados os primeiros estudiosos da Geografia constituída como ciência. Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido.
Geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a interação entre os diversos sistemas espaciais. Sistemas que podem ser sociais, econômicos, políticos, geológicos, biogeográficos etc. ... Eles também vêm sendo os principais profissionais em sistemas de informação geográfica e cartográfica.