As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.
A alfa-fetoproteína tem valores normais de até 8,1 ng/ml. Aumentos de alfa-fetoproteína em pacientes com tumores de células germinativas de testículo denotam a presença de componente não-seminomatoso, assim como presença de tumores não-disgerminomatosos em pacientes com tumores de células germinativas de ovário.
A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. Quando existem alterações malignas, o valor é superior a 1000 ng/ml.
A AFP (Alfa-fetoproteína) é o exame mais comumente utilizado em pacientes com suspeita de câncer hepático (Carcinoma Hepatocelular ou CHC).
o teste (AFP) da Alfa-fetoproteína fora da gravidez é exigido nas situações como: Selecionando com certeza os cancros que elevaram das células germinais (fígado, ovariano ou testicular) Eficácia do tratamento contra o cancro da monitoração medindo a diminuição de níveis de AFP.
O exame Ca 19-9 serve para identificar a presença da proteína no sangue e ajudar no diagnóstico de certos tipos de câncer, entre eles o câncer de pâncreas em estágio avançado, onde os níveis dessa proteína encontram-se bastante elevados no sangue.
O marcador tumoral mais comum para o câncer colorretal é o antígeno carcinoembrionário (CEA).
Níveis elevados são descritos em pacientes com doenças gastrintestinais benignas (adenomas, pólipos, diverticulite, colite ulcerativa, doença clorido-péptica, pancreatite, cirrose hepática), pneumopatias, doenças reumáticas, cistos ovarianos e doenças benignas de mama.
- O CA-72-4 é um marcador tumoral associado a tumores gastrointestinais, de pulmão e de ovário. Pode também se encontrar elevado em doenças gastrointestinais benignas, tais como pancreatites e cirrose hepática, em doenças reumáticas e pulmonares.
Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.
A presença de quantidades baixas da proteína CA 19-9 são normais, mesmo em pessoas saudáveis, no entanto, valores superiores a 37 U/mL geralmente indicam que algum tipo de câncer se está desenvolvendo.
O que pode ser o resultado alterado. O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.
Um dos principais exames solicitados na prática clínica, é o marcador tumoral CA 15-3 (Antígeno de Câncer 15-3), também chamado de MUC1, DF3 ou de Mucina Epitelial Pleomórfica (PEM). Leia também: Qual o impacto do acesso ao tratamento para mulheres com câncer de mama?
Indicações e valores de referência dos principais marcadores tumorais