Quando Inicia E Termina O Barroco No Brasil?

Quando inicia e termina o barroco no Brasil

O Barroco se refere ao período de tração entre o pensamento humanista e a retomada da força religiosa católica sobre a sociedade, imperando sobre a ciência, a filosofia e a arte. O Barroco no Brasil representa a chegada do pensamento colonial e a tendência estética miscigenada que se fortaleceu por todo o território nacional.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Esses artistas são alguns nomes envolvidos no período Barroco no Brasil, mas existem outros nomes que precisam ser valorizados. Muitos com influências europeias, que agregaram traços genuinamente brasileiros em suas produções. Vale uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

Portanto, tendo diante de si os avanços das concepções antropocêntricas de mundo, turbinadas pelo Luteranismo, acontece uma reação da Igreja: a Contrarreforma. Este fato histórico queria a volta ao medievalismo e fé total na autoridade da Igreja e do rei.

Exercícios resolvidos sobre Barroco no Brasil

<strong>Exercícios resolvidos sobre Barroco no Brasil</strong>

Assim, as produções passaram a ocorrer principalmente nesse território, com o surgimento de importantes artistas, entre eles Aleijadinho e Mestre Ataíde, ambos responsáveis por dar à arte barroca brasileira características distintas das criadas pelos europeus.

De qualquer forma “peso”, “engano” e “irregularidade” são termos que parecem combinar a essência dessa escola. Por conta de sua complexidade, o Barroco surge das transformações que o ocidente passou com o fim da Idade Média.

Poetas

O Barroco foi um movimento artístico que se desenvolveu na Europa entre o século XVIII e XIX que retomou princípios de um estilo clássico, dualista, dramático e símbolo de representação da Igreja Católica. A arte foi usada para impressionar, para promover a relação entre o divino e celestial.

O Barroco manifesta-se entre os séculos XVI e XVII, momento em que os ideais da Reforma entram em confronto com a Contra-Reforma católica, ocasionando no plano das artes uma difícil conciliação entre o teocentrismo e o antropocentrismo. A alternativa que contém os versos que melhor expressam este conflito é:

Não se sabe ao certo. Alguns etimologistas acreditam que tenha vindo do grego baros, que significa “pesado”. Já outros defendem a ideia da origem italiana barocchio, que quer dizer “engano”. Por outro lado, há uma hipótese de que a palavra barroco era usada para designar uma pérola de formato irregular.

Características do barroco

<strong>Características do barroco</strong>

O Barroco no Brasil é um dos movimentos culturais mais importantes, abrangendo a literatura, pintura e artes em geral. Para saber a importância do Barroco especialmente no Brasil, confira nosso artigo.

Antônio Francisco Lisboa (1738 – 1814), conhecido como Aleijadinho, foi um escultor e arquiteto, considerado um dos maiores artistas do Brasil colônia. Suas obras de grande capacidade técnica e detalhamento produziram obras barrocas com grande influência do movimento Rococó. Sua produção é mescla de referências visuais e de outros estilos, e principalmente da vida cotidiana de onde morava. Veja algumas de suas obras:

Veja agora

O estilo barroco está intimamente ligado a fatos históricos que marcaram a Europa durante o século XVI. Entre eles estão, por exemplo, o término do ciclo das grandes navegações e, principalmente, conflito gerado entre a Reforma protestante e a Contrarreforma católica. Para compreender esse contexto histórico e descobrir os principais autores do Barroco no Brasil e em Portugal, veja aqui no resumo.

O mapa mental é apenas um guia e te auxilia a localizar, pontuar e relembrar as principais informações. Você pode utilizar esse mapa como uma inspiração para criar o seu próprio destacando as principais informações do Barroco no Brasil na sua visão e acrescentar algo que pode ter ficado de fora.

Outras matérias

O contexto histórico do barroco no Brasil não só influenciou a criação artística por aqui, como também nos revelou importantes artistas e suas respectivas criações. Sem dúvidas, os nomes mais significativos desse período são:

Depois de saber detalhes sobre o Barroco no Brasil, fique por dentro de outros conteúdos sobre Literatura Brasileira.

Ataque a Pearl Harbor

“Se gostas de afetação e pompa de palavras e do estilo que chamam culto, não me leias. Quando esse estilo florescia, nasceram as primeiras verduras do meu; mas valeu-me tanto sempre a clareza, que só porque me entendiam comecei a ser ouvido. (…) Esse desventurado estilo que hoje se usa, os que querem honrar chamam-lhe culto, os que o condenam chamam-lhe escuro, mas ainda lhe fazem muita honra. O estilo culto não é escuro, é negro (…) e muito cerrado. É possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em português e não havemos de entender o que diz?!”

A partir deste último sermão, percebe-se que o padre preocupava-se com mais excluídos: índios, escravos e mulheres. Isso, a propósito, lhe causou problemas, tanto em relação aos poderosos fazendeiros quando em relação à sua própria instituição, a Igreja. Chegou a ser perseguido até mesmo pela Inquisição.

Depois desse período, devido à descoberta do ouro e demais minérios no estado de Minas Gerais, as atividades econômicas saíram do Nordeste para ganhar notoriedade na região Sudeste do país, o que contribuiu para o desenvolvimento cultural nessa região.

Pré-História

Pré-História

O Barroco foi surgindo no Brasil na mesma época em que o país estava se organizando economicamente na condição de país colônia com grande parte da economia sustentada na produção de açúcar. Nesse período, apenas os estados de Pernambuco e Bahia apresentavam algumas atividades culturais.

Nesse cenário, destaca-se o Padre Antônio Vieira, um dos jesuítas mais importantes dessa Companhia. Mas não só isso; ele também é o nome mais significativo da criação literária dessa época. Seu legado vai desde sermões até cartas e poemas.

Apenas na Bahia e em Pernambuco era possível observar atividades culturais. Isso porque eram lugares onde a cana-de-açúcar prosperava. Afunilando ainda mais, diríamos que a Bahia merece atenção especial pois duas figuras barrocas de destaque vêm de lá.

Quando surgiu a arte barroca no Brasil?

16

Qual o período que se estendeu a arte barroca no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Qual foi o momento histórico do barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira.

O que foi o período barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Qual o contexto histórico do Arcadismo?

Influenciado pelo avanço industrial europeu e pelo Iluminismo, o Arcadismo, que aconteceu no século XVIII, valorizou o pensamento racional, além da simplicidade estética. ... Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Qual foi o contexto histórico do barroco na Europa e no Brasil?

Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e ideias, com decisões elaboradas a partir do concílio de Trento, ocorrido de 1545 a 1563. A companhia de Jesus de combatia com vigor as ideias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas.