Os primeiros registros que temos de pessoas nadando são mais antigos do que normalmente se espera. Nas antigas pinturas rupestres já haviam desenhos de homens nadando. Dessa mesma forma, obras da antiguidade como Ilíada ou Odisseia já faziam menções ao ato de nadar.
Atualmente, existem quatro técnicas de nado praticadas na natação: crawl, costas, peito e borboleta. Cada uma delas possui características específicas e exige diferentes habilidades dos nadadores.
A maior competição de natação do mundo é o Campeonato Mundial de Natação, que acontece a cada dois anos e reúne os melhores nadadores do planeta. Além disso, as Olimpíadas também são um evento importante para a natação, já que é lá que os atletas disputam as medalhas de ouro.
Para praticar natação, é necessário ter uma sunga ou maiô adequado, touca de natação e óculos de natação. Alguns nadadores também utilizam pranchas e palmares para aprimorar a técnica dos movimentos.
A história da natação se inicia nos tempos mais remotos, uma vez que esta se tornou uma qualidade física imprescindível para a sobrevivência do homem, seja na busca por alimentos ou na fuga de um perigo em terra, e em sua evolução. De fato, sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores: registros mostram que no Antigo Egito, em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo.
Acredita-se que os primeiros nadadores eram os povos que viviam próximos à água, como os egípcios, gregos e romanos. Eles utilizavam a natação como forma de sobrevivência e para atravessar rios e mares.
OXER Brasil | Contato | Política de Privacidade e Cookies
Com o passar dos anos, a natação evoluiu e se tornou uma atividade esportiva muito popular em todo o mundo. Hoje em dia, é um dos esportes mais praticados e admirados pelos espectadores.
O estilo peito é caracterizado por um movimento sincronizado dos braços e pernas, enquanto o borboleta exige um movimento ondulatório do corpo e uma sincronia perfeita entre braços e pernas.
Estudiosos acreditam que a natação surgiu com a humanidade, pinturas rupestres nesse tema, comprovam isso, onde foram encontradas em torno de sete mil anos a.C., porém, não existe uma data que determine o surgimento da natação.
natação" title="Artigos esportivos para natação" />
O crawl é considerado o estilo mais rápido e consiste em nadar com as pernas em movimento constante e os braços alternando o movimento de puxar e empurrar a água. Já o estilo costas é semelhante ao crawl, mas com o nadador de costas para a água.
A natação é um dos esportes mais completos de todos, ela é capaz de trabalhar o seu corpo inteiro durante a prática. Ou seja, ela aumenta sua frequência cardíaca, tonifica os músculos e aumenta sua força, tudo em uma sessão de natação.
A história da natação no Brasil, se iniciou em 1898 como esporte, o Clube de Natação localizado no Rio de Janeiro, organizou o primeiro campeonato nacional de natação no país, a prova era de 1500 metros livres. Essa competição teve duração até 1912.
Venha desfrutar de nossas atividades aquáticas da Academia, como Natação (Bebês, Infantil, Iniciantes, Adulto, Idosos, Treinamento e Competição), Hidroginástica e Hidroterapia, em uma estrutura diferenciada e acolhedora, que é referência nacional.
No entanto, a natação como modalidade competitiva, é muito mais moderna do que imaginamos. As competições surgiram apenas por volta do ano 1800 na Europa, época que existiam apenas competições de nado peito.
O uso das informações contidas neste site é de sua responsabilidade. Não nos responsabilizamos por qualquer perda ou dano direto, indireto, incidental, consequencial ou punitivo resultante do acesso ou uso deste site ou das informações nele contidas.
Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.
Nosso objetivo é fornecer informações precisas e atualizadas, mas não garantimos a exatidão, integridade ou adequação das informações fornecidas. As informações podem conter erros técnicos ou tipográficos. Recomendamos que você verifique a precisão das informações antes de tomar qualquer decisão com base nelas.
No século XIX, foram retomados os primeiros torneios, que ocorreram na Austrália, no ano de 1858, para o Campeonato Mundial que consistia numa prova de 440 jardas (ca. 402 metros).
Ao longo do tempo, novas modalidades foram adicionadas às competições de natação, como o nado borboleta e o nado medley. Além disso, as técnicas de nado foram aprimoradas e os recordes mundiais foram constantemente quebrados.
Os estilos de natação dividem-se em quatro: crawl, costas, peito e borboleta. No nado crawl, o peito fica submerso, as batidas de pernas são alternadas, os braços são alternados simultaneamente. ... No nado de peito os braços são contraídos próximo das laterais do corpo depois estendidos a frente.
Esporte com diversas modalidades nas Olimpíadas É considerada uma atividade recreativa e um esporte que colabora para o condicionamento físico e respiração. O desporto pode ser praticado em praias ou piscinas. Alguns estilos de nado, como os 50 metros Crawl, uma das principais modalidades olímpicas.
Dentre as capacidades físicas mais observáveis na natação estão a força, a flexibilidade e a velocidade. ... A velocidade e a resistência são capacidades físicas importantíssimas para o nadador, e as mesmas estão relacionadas à força.
Nesse nado deve-se levar em conta fatores como a posição do corpo, a ação dos braços, ação das pernas, a respiração e a coordenação geral. Posição do corpo: A posição do corpo na água deve ser a mais paralela possível da linha da superfície, não esquecendo que a ação das pernas é realizada abaixo desse mesmo nível.
Alinhamento da coluna. Assim como é importante ter uma boa postura no dia a dia, dentro da água ela ajuda a tornar a técnica de natação melhor. O tronco deve ser mantido reto e a cabeça alinhada ao corpo. Para um nado crawl mais eficiente, mantenha os olhos sempre no fundo da piscina!২৭ সেপ্টেম্বর, ২০১৯
Leve o primeiro braço para frente e, ao mesmo tempo, empurre a água para trás com o outro braço. Agora, a respiração. Para respirar, vire sua cabeça para o lado do braço que está embaixo d'água. Vire sua cabeça para a direita embaixo d'água assim que o braço direito se posicionar a frente.
O que fica claro é que os nados Crawl e Costas sejam ensinados primeiro por serem parecidos com o andar e correr deitados na água.
Fique de costas sobre a água, pernas e braços um pouco afastados. O torso boia facilmente, mas pode ser que suas pernas não boiem. Nesse caso, coloque um tubo flutuante sob elas e mantenha a posição. É possível que você tenha água sobre a testa e as orelhas, mas enquanto você tiver o nariz fora d'água, você vai boiar !
Se você quer saber como nadar no fundo da piscina basta deixar o corpo em posição fetal, ou seja, fique com os joelhos na altura do peito e abrace-os. Essa posição fará com que você consiga mergulhar mais fundo e por mais tempo.
Coloque seus braços a frente, como se você estivesse sentado em uma poltrona. Empurre simultaneamente as mãos para baixo e faça pequenos círculos. Enfim, a coordenação dos dois movimentos. Os movimentos de braços e pernas devem ser efetuados ao mesmo tempo para ajudar a manter a cabeça fora d'água.
Existem diferentes métodos para aprender a mergulhar. Vamos apresentar três métodos por ordem crescente de dificuldade: mergulhar em pé, mergulhar sentado e, enfim, mergulhar de cabeça. Primeiramente, o mergulho em pé. Permaneça em pé e reto sobre a borda da piscina com pernas e pés fechados e braços juntos ao corpo.
Claro que ser um exímio nadador nunca será uma desvantagem na vida de ninguém, mas para aprender a mergulhar você não precisa saber nadar e sim apenas conseguir se deslocar na água por pelo menos 200 metros sem colocar os pés no chão.
Inspire uma grande quantidade de ar, tampe o nariz e coloque sua cabeça na água na altura da superfície. Permaneça alguns segundos nessa posição. Aumente pouco a pouco a duração da apneia até chegar a uns dez segundos. A seguir, é preciso perceber que o corpo não foi tomado pela água.
Como mergulhar com cilindro de “oxigênio” O cilindro fica acoplado ao colete equilibrador (mochila de mergulho) e geralmente ter ar suficiente para 50 (cinquenta) minutos, ou seja, você mergulhou por quase 1 (uma) hora, explorou o solo marinho, e aí é só subir, fazendo a descompressão.
Nunca exceda a pressão de trabalho. Nunca deixe cilindros carregados expostos ao sol ou a temperaturas muito altas. O cilindro não deve ser, em hipótese alguma, totalmente esvaziado, principalmente quando imerso, para tanto, as válvulas possuem um modo e reserva, que deve ser acionado em último caso..
O equipamento de mergulho chamado de cilindro armazena o ar sob pressão e o regulador, outro equipamento de mergulho, transforma a alta pressão desse ar em uma pressão mais baixa para o mergulhador respirar.
O aparelho para mergulho funciona como um auxílio respiratório, já que ele reserva cerca de 2.
Nela, você faz uso de um snorkel, que é um acessório composto por um tubo ligado a uma máscara de mergulho, para poder observar o que acontece embaixo d'água enquanto respira próximo à superfície.
Antes de mergulhar, vá para um local tranquilo, de preferência com a água até o joelho. Deite-se sobre a água e insira o tubo de respiração na boca, mordendo a boqueira e selando a entrada de ar com os lábios. Para se acostumar ao tubo, relaxe e respire calmamente, de forma lenta e profunda.
Os materiais de que necessitamos para a máscara caseira de mergulhador são duas garrafas de plástico de 2 litros (há uma marca de refrescos de cola que tem umas prateadas que são perfeitas), gorro, camisola de manga comprida e calças pretas, óculos de mergulho, velcro, placas de EVA, fita isolante de cores, elástico, ...