A saída de líquido ou fluido através das feridas é algo característico no processo de cura das mesmas. Este fluido provém do sistema linfático e dos vasos sanguíneos, basicamente é um sinal favorável durante a cicatrização das feridas. Na verdade, é considerada uma reação de defesa corporal, já que esta se encarrega de eliminar os resíduos celulares e bacterianos criando um ambiente ideal para que este processo seja completo satisfatoriamente.
Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.
Nas feridas simples, como um corte ou arranhão, o primeiro passo deve ser lavar a ferida e a pele em volta para remover o máximo de bactérias e vírus, evitando o desenvolvimento de uma infecção. Essa lavagem pode ser feita com soro fisiológico, mas também com água e sabonete de pH neutro.
Outro catalisador que aumenta muito a velocidade dessa reação é uma enzima denominada catalase. Ela está presente em nosso sangue, assim, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, aumentando sua velocidade.
Isso acontece principalmente porque a circulação fica prejudicada e, por isso, não existe sangue suficiente chegando na ferida para permitir uma cicatrização adequada, atrasando a cura da ferida.
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Resfriar a pele é a primeira medida recomendada no caso de queimaduras de 1º e 2º graus, devendo-se colocar a região afetada em água corrente fria por, pelo menos, 15 minutos, para evitar que o calor continue queimando a pele internamente e cause feridas graves. Em seguida, deve-se lavar a região com água e sabonete neutro, podendo-se fazer um curativo conforme orientação do médico ou enfermeiro.
Nos dias após um procedimento cirúrgico, você deve ficar atento aos sinais e sintomas que manifestar, já que estes representam o estado da cicatrização e cura da ferida. Vá ao médico se houver saída de líquido de outra cor, vermelhidão, mau cheiro ou febre.
O que é exsudato? Talvezvocê conheça o exsudato como 'o líquido que vaza da ferida', 'que drena da ferida', 'pus' ou 'secreção'. Todos estes nomes se referem ao líquido que uma ferida produz quando está cicatrizando.
Quando o líquido que sai da ferida tem características de infecção como cheiro forte e aspecto verde ou marrom, será necessário tratar a ferida de forma adequada.
Quando o local da ferida fica inchado por mais de 2 dias é importante tentar elevar a ferida, para reduzir o acúmulo de líquidos e facilitar a circulação de sangue. Esse tipo de inchaço é mais comum em pessoas que têm problemas cardíacos ou de circulação e, normalmente, surge em feridas nas pernas.
Embora a maioria das feridas cicatrize sem qualquer complicação, existe sempre a chance de ter um infecção no local, por exemplo. Assim, é importante ir ao hospital se surgirem sinais como:
É oportuno que, após a realização de cirurgias abdominais ou em caso de cesárea segmentar, o/a paciente utilize faixas de compressão. Evite, além disso, a realização de exercícios intensos.
A mesma premissa dos ferimentos é válida neste caso: use apenas poucas horas após a lesão, pois aplicar demasiadamente atrapalha a cicatrização. Uma boa dica para tirar mancha de sangue é aplicar um pouco de água oxigenada 20 volumes sobre a sujeira ainda fresca.
Os remédios para cicatrizar feridas profundas, como escaras, úlceras de decúbito, úlceras venosas ou arteriais, são óleo Dersani, ou pomadas, como fibrinolisina ou colagenase, por exemplo, pois ajudam a cicatrizar a ferida mais rapidamente, remover as células mortas da pele e promover a limpeza da feira profunda na pele, e devem ser usados somente se recomendado pelo médico. Veja os principais tratamentos para escaras e cuidados com a ferida.
Independentemente da saída ou não de líquido através da ferida, em casa, o paciente deve seguir as medidas básicas de higiene:
Essas medidas ajudam na cicatrização da pele e da ferida mais rapidamente. Veja outras medidas para auxiliar o processo de cicatrização de queimaduras.
É importante descartar que a saída deste líquido se trate de um processo infeccioso, já que o líquido que sai através das feridas não é propriamente pus, assim sendo, não será necessária a indicação e administração de antibióticos.
Cicatrizes claras (hipocrômicas) se formam quando não há uma produção de melanina suficiente. Normalmente, são cicatrizes que perderam a epiderme, camada superficial da pele. Existem crianças que têm tendência a ficar com uma cicatriz branca depois de um machucado superficial, como um arranhão, por exemplo.
É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.
O termo “exsudato” tem origem do latim e significa “suar”. A exsudação é uma etapa natural da cicatrização, sendo que o líquido expelido é resultado de sangue cujas plaquetas e glóbulos vermelhos foram filtrados. Pode apresentar variações na aparência, consistência e volume de acordo com o tipo e origem da ferida.