Mauritus Cornelis Escher (1898-1972) desenvolveu uma vasta obra gráfica, sobretudo em xilografia e litografia, a partir de conceitos matemáticos. Com uma notória perícia técnica no âmbito da gravura, Escher subverteu os princípios clássicos da perspetiva para criar estruturas impossíveis.
Escher
27 de março de 1972
17 de junho de 1898
Leeuwarden
m.c Escher
Escher estudou as propriedades geométricas, para criar seus mosaicos, ele utilizava as transformações geométricas e os padrões geométricos a partir de divisões regulares da superfície. Em suas obras podemos observar pavimentações e simetrias.
Mas, sem dúvida alguma, foi M. C. Escher (1898-1971) quem mais fez uso do conceito da ilusão de ótica para compor suas obras, com explorações do infinito e metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.
Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.
Damos o nome de ilusão de óptica às ilusões que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada.
No Brasil, o principal representante da Op Art foi o pintor Luiz Sacilotto, que também foi responsável por disseminar a arte concreta no país. Sacilotto foi pintor e escultor e tem como principais obras Estruturação com Elementos Iguais (1953) e Concreção 7553 (1975).
Resposta. Os materiais mais usados pelos artistas da pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Gomaespuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
Essa ilusão de ótica foi criada em 1957 pelo neurocientista Donald MacKay do King's College de Londres. Concentrando o olhar no centro da imagem tem-se a sensação de um movimento nas zonas mais externas do desenho.
Victor Vasarely
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de óptica. A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia a arte "menos expressão e mais visualização".
Op-art, também conhecida como Arte Óptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve início na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. - Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
Origem do termo Op Art Essa exibição foi realizada no Museu de Arte Moderna (Moma), em Nova Iorque, e se chamava The Responsible Eye (“O Olho que Responde”). O fundamento da Op Art está na frase “menos expressão e mais visualização”.
A Op Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. ... O tema desenvolve seu estilo artístico e duas de suas obras, que são desenvolvidas no Projeto de curso junto aos alunos da 9ª série do ensino fundamental.
The Responsive Eye
A Op-art: O nome deriva do inglês que significa "arte óptica". ... A Pop-art: esse movimento, cujo nome significa "arte popular",iniciou-se nos Estados Unidos, na década de 60. Seus artistas inspiravam-se no cotidiano das cidades norte-americanas, e desejavam romper com barreiras entre a arte e a rotina.
Principais Características A arte povera buscou exprimir criatividade, efemeridade, materialidade e espontaneidade. Também foi marcada pela crítica à comercialização de objetos artísticos, bem como a critica aos elementos da modernidade e a ao consumismo, capitalismo e processos industriais.
Principais características do Minimalismo: - Elaboração de obras (pinturas, esculturas, músicas, peças de teatro) com a utilização do mínimo de recursos; - Utilização de poucas cores nas pinturas; - Nas artes plásticas, destaque para o uso de formas geométricas simples (retilínea) com repetições simétricas.
Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life). ... A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante encontros de um grupo de artistas, o "Grupo Independente".
A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico. ... Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.