Apesar de ter se tornado conhecida como uma estrutura que oferece aspecto artificial, técnicas atuais permitem que a prótese ofereça soluções para quem necessita de um novo sorriso, de maneira natural.
O silicone é um dos materiais utilizados para a confecção de próteses dentárias removíveis. Esse tipo de estrutura tem como objetivo ter a base mais macia do que as convencionais.
Cuidados: para melhorar a estabilidade deste tipo de prótese, o dentista pode recomendar o uso de cremes ou fitas de adesão, que melhoram a fixação da prótese na gengiva. É fundamental retirar a prótese após todas as refeições, lavando com água corrente, escova e pasta de dente. É aconselhado também ir a uma consulta com o dentista a cada 6 meses, para manutenção da saúde bucal e avaliação do implante.
Conheça os melhores tipos de próteses dentárias para brilhar o seu sorriso. Da técnica fixa com porcelana pura à zircônia, da prótese removível do tipo dentadura à versão parcial flexível ou em silicone, escolha a prótese dentária ideal para melhorar a cor e forma dos seus dentes.
O preço de uma prótese dentária depende de algumas variáveis como a região geográfica, profissional escolhido(a) para a colocação, tipo de prótese e também o material utilizado na confecção.
Vale ressaltar que esse tipo de prótese é feita de um material delicado e, caso haja algum dano à peça, diferentemente das outras, não há como consertar, sendo necessário a troca da estrutura.
Quando usar: é indicada para substituir a ausência de apenas alguns dentes, ajudando a recuperar a mastigação, a autoestima e evitar danos aos outros dentes. Já a prótese parcial fixa é indicada para restaurar parcialmente ou totalmente um ou mais dentes enfraquecidos ou que sofrerem fratura, ou substituir a perda de um ou mais dentes.
A durabilidade tanto da prótese quanto do implante pode variar de acordo com a qualidade do material utilizado na estrutura, os cuidados do(a) paciente com a higiene bucal e se a pessoa tem hábitos como bruxismo — ranger ou apertar os dentes durante o sono —, por exemplo.
Quando usar: indicado quando não existe mais a estrutura óssea e a gengiva não permite o uso de uma prótese removível com conforto e estabilidade. Veja quando o implante dentário é indicado.
É uma boa opção à removível parcial, já que, além de conferir maior conforto, também proporciona melhor aparência. Isso, pois o grampo que prende a estrutura é da mesma cor da gengiva ou dentes.
Protocolo sobre implante de zircônia: consiste na prótese protocolo que utiliza implantes de zircônia para sua fixação. A zircônia consiste em um material esbranquiçado que lembra a estrutura óssea, portanto, essa opção tende a ser mais esteticamente agradável que a versão com implantes metálicos.
Quando usar: é indicada para substituir a ausência de apenas alguns dentes, ajudando a recuperar a mastigação, a autoestima e evitar danos aos outros dentes. Este tipo de prótese pode, inicialmente, causar náuseas e aumento da produção de saliva, sintomas que melhoram em alguns dias de uso.
Realizar consultas ao dentista de maneira frequente, geralmente a cada 6 meses, também faz parte dos cuidados com a prótese dentária, para que o(a) profissional possa verificar a condição da peça.
Além disso, as próteses dentárias também podem ser removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese, ou fixas, quando a prótese é fixada na mandíbula ou os dentes faltantes são aparafusados. O tipo de prótese dentária deve ser indicada pelo dentista, após avaliação dos dentes comprometidos ou em falta, da saúde da gengiva e dos ossos.
Por exemplo, se a pessoa perdeu todos os dentes, mas está com uma boa saúde bucal geral, pode ser recomendada a prótese fixa total. Já se o(a) paciente perdeu apenas um dente, a coroa pode ser uma boa opção.
Depende. O tempo de duração de uma prótese dentária pode variar de acordo com o tipo de estrutura, material utilizado na confecção, profissional escolhido(a) para a colocação e cuidados de higiene do(a) paciente.
Já para as próteses parciais fixas, é importante fazer a higienização bucal normalmente, com o uso do fio dental, que pode ser feito com ajuda de passadores de fio dental.Para evitar danos à prótese, deve-se evitar morder alimentos ou objetos muito duros.
Para evitar danos à prótese, deve-se também evitar morder alimentos ou objetos muito duros. A visita regular ao dentista é fundamental para garantir a saúde oral e a manutenção da prótese fixa.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Cada paciente tem suas particularidades e necessidades. Dessa forma, não é possível afirmar qual a melhor prótese dentária, já que a resposta pode variar de acordo com o quadro clínico da pessoa. Assim, é importante consultar um(a) profissional que indicará a melhor opção para cada arcada dentária.
A principal distinção entre as duas técnicas é que para a colocação da prótese fixa, é necessário fazer o desgaste de dentes remanescentes, enquanto no implante isso não é preciso.
Isso, pois o creme dental geralmente utilizado nos dentes naturais é muito abrasivo e pode causar danos na estrutura. A escova também deve ser especial, para que as cerdas não causem problemas.
As chamadas próteses unitárias servem para restaurar a anatomia e função de um dente já muito destruído, conferindo maior resistência ao mesmo. São utilizadas para cobrir inteiramente ou somente uma parte da coroa de um dente danificado.
Que cuidados deve ter com a sua prótese dentária? Para além de não dormir com a prótese, não se esqueça de que é extremamente importante reservar algum tempo por dia para a retirar da boca e efetuar uma limpeza adequada e completa dos seus dentes.
O primeiro passo é realizar uma higiene bucal completa, usando fio, escova e creme após as principais refeições. “A depender do tipo de prótese pode-se utilizar também fios especiais e escovas interdentais”. No caso da prótese ser removível, ela deve ser higienizada com escovas e cremes específicos.
Para os pacientes que usam próteses extensas ou em todos os dentes, no entanto, a situação não é tão favorável. “Nessa situação não é possível realizar o clareamento”, afirma o especialista. Se esse for o seu caso, portanto, a única forma de deixar seu sorriso mais branco é por meio da substituição das próteses.