É muito importante determinar a porcentagem de células na medula óssea que são blastos. Um diagnóstico de leucemia linfoide aguda requer, geralmente, que pelo menos, 20% das células na medula óssea sejam blastos. Em circunstâncias normais, os blastos nunca são mais do que 5% das células da medula óssea.
Significado de Blasto substantivo masculino [Botânica] Parte do embrião com grossas radículas, que se desenvolvem com a germinação. Plúmula e radícula do embrião vegetal.
Blastos são células muito jovens e não costumam estar presentes no sangue periférico, ou seja, no exame de hemograma é normal dar zero.
Descrição do Blasto
Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são as células que agem na defesa do nosso organismo, trabalhando para combater alergias, infecções e, por isso, são fundamentais contra a presença de micro-organismos que causam doenças como vírus, bactérias e parasitas.
Os leucócitos polimorfonucleares são células fagocitárias importantes nos mecanismos de imunidade natural e adquirida contra patógenos.
Tem mais depois da publicidade ;) A leucocitose não é uma doença, e sim uma resposta do nosso organismo à alguma infecção por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, ou então uma resposta a situações de estresse, muito esforço físico e até mesmo doenças que afetam a medula óssea, como a leucemia.
A histiocitose corresponde a um grupo de doenças que podem ser caracterizadas pela grande produção e presença de histiócitos circulantes no sangue, e que apesar de rara é mais frequente em homens e o seu diagnóstico é feito logo nos primeiros anos de vida, apesar dos sinais indicativos da doença também poderem aparecer ...
Se houver alguma infecção ginecológica em curso, o laudo pode indicar a presença de leucócitos (células de defesa) e o nome do germe invasor, como, por exemplo, Gardnerella ou Candida albicans.
A histiocitose, histiocitose das células de Langerhans (célula em forma de estrela encarregada da defesa imunitária e localizada na epiderme ) ou histiocitose X, abrange um grupo de desordens orgânicas caracterizadas pelo acúmulo e infiltração de monócitos , macrófagos e células dendríticas nos tecidos afetados.
A histiocitose X compreende um grupo de distúrbios do sistema reticuloendotelial, que se caracteriza pela proliferação de macrófagos anormais (histiócitos), havendo ou não reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares associadas, comprometendo tegumento, ossos, vísceras e determinados órgãos.
Quando ela está aumentada ou diminuída pode significar uma infecção bacteriana ou viral, já quando está moderada significa que não há alterações significativas.
Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco que atua como a principal defesa do corpo contra infecções bacterianas agudas e certas infecções fúngicas. Os neutrófilos normalmente constituem cerca de 45 a 75% de todos os glóbulos brancos na corrente sanguínea.
O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
O exame preventivo envolve a coleta de amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino e sua análise laboratorial. Como já dito, é um exame rápido, simples e praticamente indolor, realizado pelo médico durante o exame ginecológico.
Da técnica à coleta. O exame papanicolau consiste na raspagem das células endocervicais e ectocervicais. Esse procedimento é realizado por meio de três dispositivos de coleta: um espéculo (“bico de pato”), espátula de Ayres e uma pequena escova.