Tom ou Tonalidade Do Maior (C)
O que são Notas musicais: Notas musicais são sinais gráfico e sonoros que foram criados para representar as variações da altura do som musical; ou seja, organizar a linguagem musical e facilitar a composição de melodias. Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
A figura da nota é quem determina o seu valor e o seu nome. ... As notas servem para exprimir os sons, e as pausas para determinar os silêncios correspondentes. Entende-se por valor o tempo que deve durar o som, pois o som é considerado um valor positivo e a pausa um valor negativo.
(Notas musicais / Frequências / Cores)
Músicas mais agitadas se relacionam a cores claras e vivas, enquanto melodias lentas e tristes são ligadas a cores escuras e frias. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mostrou que o cérebro humano é capaz de fazer relações entre cor e música, dependendo das sensações que uma melodia provoca.
Isso foi alcançado utilizando a cor branca, que se destaca em qualquer quantidade de luz, para as teclas naturais, e a cor preta para as notas alteradas, teoricamente menos usadas e que passaram a servir de referência, combinação de contraste perfeita.
A escrita da partitura nasceu em ambiente eclesiástico, da Igreja Católica, na reforma de Guido d'Arezzo (992 – 1050). Não foi a primeira contribuição da igreja, já que o sistema alfabético (A B C D E F G – representando as notas), foi desenvolvido por Gregório o Grande, no século VI.
Os registros mais antigos remontam à Grécia e são a base desse desenvolvimento que iria culminar na partitura moderna, estabelecida na escrita musical do século XIX.
O nosso sistema foi criada no século 11, por um monge beneditino italiano, chamado Guido d'Arezzo. Depois de criar sua própria convenção para as notas musicais, o monge Guido precisava nomeá-las.
Nos países […] Os nomes usados para designar as notas musicais tiveram origem nas letras dos diferentes alfabetos, como ainda hoje se usa nos países anglo-saxões, onde o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao dó, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol.
Em 1640 o maestro Giovani Doni, percebendo que UT era de difícil pronunciação por terminar em consoante, mudou-o para DO, utilizando a primeira sílaba de seu sobrenome (Doni). Nesta época a nota inicial da escala musical era Lá, por isso nas Cifras a primeira Letra do Alfabeto indica a nota Lá.
Tem mais depois da publicidade ;) Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.
As notas musicais básicas são chamadas de dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Sua origem é da música coral medieval. O responsável pela nomenclatura das notas foi o monge italiano chamado Guido d'Arezzo. Elas foram tiradas de um texto do hino a São João Batista.
As notas que conhecemos foram criadas pelo monge italiano Guido de Arezzo, no final do século 10. Ele trabalhava num mosteiro e percebeu que os cantores gregorianos tinham dificuldade para memorizar as músicas sacras.
Os sistemas de altura das notas musicais Por volta do século IX, desenvolveu-se um princípio de pauta. No começo era só uma linha vermelha que representava a nota fá. Posteriormente, foi acrescentada uma segunda linha, desta vez amarela, representando a nota dó.
O pentagrama é uma herança medieval, e foi consolidado ainda no século XI evoluindo da escrita do tetragrama presente na escrita do canto gregoriano. A partir do século XVII, por volta de 1620, que a totalidade dos instrumentos e vozes nos principais centros musicais europeus aderiram a escrita com cinco linhas.
O produto surgiu no dia 15 de novembro de 1996, em São Lourenço, cidade do sul de Minas Gerais. Gabriel Fernandes, seu primeiro fundador, estava aprendendo a tocar violão e resolveu criar uma página na internet para postar 30 músicas que ele tinha em sua pasta de cifras.
Fundada em Belo Horizonte, em 2000, por Sam Vignoli e Gabriel Fernandes, a Studio Sol é proprietária do Cifra Club, Palco MP3 e Letras.mus.br. Também faz o Guitar Battle, Fórum Cifra Club e Forme Sua Banda.
A codificação da cifra foi feita por Guido d'Arezzo monge por volta de 1.
Cifra são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. ... Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.
E tem suas variações também, daí já dá de se guiar. Por exemplo, um C significa o acorde de Dó Maior, já um Cm significa dó menor. ... No caso, o Db (ré bemol) seria o C# (dó sustenido), o Eb (mi bemol) seria o D#, o Gb (sol bemol) seria o F# e por aí vai.
As populares "cifras de violão", ou melhor definindo, músicas cifradas, que as pessoas pegam na internet ou em revistas para tocar são as letras das musicas com as notas (cifras) no lugar onde aparecerão.
No primeiro caso (C/F#) pode ser uma inversão de baixo. Ou seja, você faz o primeiro acorde (no caso dó maior), mas a nota mais grave será a que está depois da barra (fá sustenido, no caso). ... A barra divide a nota de seu baixo. Ex: D/F# => é o acorde de D com o baixo em F#.