Qual o tema do livro O Cortiço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Focada numa habitação coletiva, o cortiço São Romão, a obra retrata o cotidiano dos moradores e suas lutas diárias pela sobrevivência. Centra-se também na ascensão social de João Romão, o proprietário, um imigrante português disposto a tudo para enriquecer.
Quando o cortiço foi escrito?
1890
O Cortiço/Escrito em
Qual é o desfecho da obra O Cortiço?
Desfecho. João Romão vê o seu vizinho, Miranda, como um rival. Afinal, Miranda é um português com dinheiro e desfruta de sua riqueza. Em um dado momento, ele consegue o título de barão, ascendendo socialmente.
Como era o ambiente do livro O Cortiço?
São dois os espaços explorados na obra. O primeiro é o cortiço, amontoado de casebres mal-arranjados, onde os pobres vivem. Esse espaço representa a mistura de raças e a promiscuidade das classes baixas. ... O segundo espaço, que fica ao lado do cortiço, é o sobrado aristocratizante do comerciante Miranda e de sua família.
Onde foi publicado o cortiço?
1890
O Cortiço é um romance do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo. Foi publicado em 1890 e faz parte do movimento naturalista do Brasil. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro.
Qual é a escola literária que o livro O cortiço foi escrito?
Publicado em 1890, a obra é um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, lar dos excluídos, dos humildes e todos eles possuem os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem.
Quais as principais características da obra O cortiço de Aluísio Azevedo?
Repleto de descrições, o romance explora as características físicas e o comportamento de seus personagens, marcados pela degradação (moral, espiritual e física) e ambição. Um exemplo é animalização dos personagens, revelada sobretudo, pelos instintos sexuais.
Quem é o personagem principal da obra O cortiço?
João Romão
Os principais são: João Romão: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
Quais são as características naturalistas da obra O cortiço?
O Cortiço é considerado o melhor representante do movimento naturalista brasileiro. As principais características do Naturalismo seriam a animalização das personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência.