Qual O Sobrenome Mais Comum Na França?

Qual o sobrenome mais comum na França

Sobrenomes começaram a ser usados há mais de 5 mil anos, na China, por volta de 2850 a.C., quando o crescimento da população era grande e já não havia mais a possibilidade de as pessoas terem um nome só. No Ocidente, o hábito foi adotado inicialmente pelo Império Romano. Neste artigo você verá os nomes e sobrenomes franceses mais comuns.

Brun

Devido às necessidades de adaptação para o idioma português, alguns nomes e sobrenomes franceses acabaram sendo alterados no Brasil. Um bom exemplo desta necessidade é o sobrenome Fontainelles, que se transformou em Fontenelle, por vezes Fontenele, no Brasil.

Pessoas que são casadas com cidadãos franceses por mais de 5 anos podem solicitar a declaração aquisitiva da nacionalidade francesa em razão do casamento, de acordo com o artigo 21- 2 do Código Civil. Este prazo pode ser reduzido para 4 anos caso:

Cada sobrenome francês tem um significado único por trás dele. Embora os significados possam variar, aqui estão alguns exemplos de sobrenomes franceses e suas interpretações:

Casa 🏠

Casa 🏠

Durante a Idade Média, os nobres franceses eram conhecidos pelos seus títulos nobiliários. Alguns dos sobrenomes mais conhecidos da época eram Montmorency, Bourbon, Valois e Capet. Esses sobrenomes ainda estão presentes nos dias de hoje e são usados para identificar as famílias mais importantes da França.

Os sobrenomes desempenham um papel fundamental na cultura francesa, pois ajudam a identificar indivíduos, suas origens e conexões familiares. Eles são uma parte importante da história familiar e contribuem para a riqueza da herança cultural francesa.

Como usar o dicionário de sobrenome franceses

Ainda que atualmente as famílias nobres não existam mais, os descendentes das tais famílias mantiveram seus sobrenomes e, por isso, é muito comum encontrar franceses comuns com sobrenomes nobres mesmo sem fazerem parte da nobreza. O escritor Foucault, por exemplo, tem sobrenome da antiga Famille de Foucault, oriunda da Normandie.

Muitos outros foram decididos a partir dos traços de personalidade únicos de uma pessoa e finalmente, as localizações geográficas tiveram um papel central também na decisão do sobrenome de um indivíduo.

É o patronímico do nome homógrafo, vem da união dos termos 'ber'ô que significa 'urso' e 'harduz' que se traduz como 'forte', portanto é traduzido como 'forte como um urso'.

Sobre o Sua Decoração

Sobre o Sua Decoração

Márcio Ribeiro é um redator com experiência de 7 anos em trabalhos na internet. Ele nasceu em São Paulo e desde jovem sempre foi fascinado pela história e pela literatura. Após se formar em História, decidiu se dedicar à escrita.

Leitura complementar: Como o Brasil se tornou independente

Imigração francesa no Brasil

Este sobrenome francês é um patronímico e vem das palavras proto-germânicas 'ragin' que significa 'conselho' e 'wald' que significa 'poder ou governo'.

Pode referir-se à profissão de barbeiro ou cirurgião-barbeiro que era popular durante a Idade Média. Da mesma forma, pode vir da palavra latina 'barbarius' com a qual os estrangeiros eram referidos.

Barbier

Por necessidades de adaptação para a língua portuguesa, alguns nomes e sobrenomes franceses acabaram sendo alterados no Brasil, bom exemplo disso é o sobrenome Fontainelles, que acabou virando Fontenelle, por vezes Fontenele, no Brasil. Outro exemplo comum é o sobrenome Beauffort que acabou virando Belfort, em razão do tritongo "eau" muito comum na língua francesa que tem som de "o" e não pode ser pronunciado seguindo as regras da língua portuguesa. Outros sobrenomes com o mesmo tritongo passaram também pelo processo de adaptação, sendo mais comum ser substituído pela letra "o" em razão da equivalência sonora, o que faz com que por vezes tenha-se um sobrenome francês sem ao menos saber já que as alterações na escrita descaracterizaram o nome.

O sobrenome Órleans encontrado na lista abaixo pode soar familiar para muitos brasileiros, isso acontece porque com o casamento entre o Gastão de Orléans (Conde d'Eu) com a Isabel de Bragança, filha de Dom Pedro II do Brasil e também princesa do Império Brasileiro, houve uma junção entre a casa francesa e a portuguesa, gerando a que até hoje é a Família Imperial Brasileira de nome Órleans e Bragança.

A maioria dos sobrenomes franceses é escolhida a partir do nome dos pais. Alguns são sobrenomes ocupacionais, o que significa que os nomes foram baseados na ocupação do indivíduo.

Thomas

O sobrenome mais raro da França é difícil de determinar com precisão, pois existem muitos sobrenomes raros e únicos no país. No entanto, alguns dos sobrenomes menos comuns incluem aqueles que são regionais ou específicos de determinadas famílias.

Curiosidade: sabia que existe uma lista de nomes permitidos em Portugal? Ao contrário do Brasil, não se pode colocar qualquer nome nas crianças portuguesas. Veja também quais são os nomes e sobrenomes mais comuns em Portugal.

Os nomes Martin e Thomas significam “guerreiro” e “gêmeo”, respectivamente. O nome Robert significa “brilhante” ou “ilustre”. O nome Richard significa “forte” ou “poderoso”. O nome Petit significa “pequeno” ou “menor”. O nome Durand significa “duradouro” ou “resistente”. O nome Leroy significa “o rei”. O nome Moreau significa “mouro” ou “árabe”. E por fim, o nome Simon significa “aquele que ouve”.

Sobrenomes franceses nobres


Sobrenomes franceses nobres

Sobrenome que se originou na Inglaterra devido a um apelido que vem da palavra anglo-normanda 'Corb' que significa 'corvo'. Ser uma referência para pessoas com cabelo preto brilhante.

Alguns exemplos são a pesquisa para elegibilidade de cidadania europeia e a pesquisa genealógica linha direta, que pode ser feita para linha materna, paterna ou para ambas. Se quiser conhecer mais sobre os serviços de pesquisa e sobre como eles podem ajudá-lo, entre em contato com a PesquisaBRA.

Como saber se sou descendente de francês?

Como saber se sou descendente e se tenho direito à cidadania? O site Genea é uma boa base de pesquisa; não é gratuito, porém serve ao menos para identificar gratuitamente a procedência e avaliar a frequência de qualquer sobrenome francês até o início do século XX.

O que significa o nome francês?

Frances: Pessoa encantadora, pacífica e versátil. É adorada por todos. O nome Frances, cuja pronuncia é FRAN-sis, é a forma feminina inglesa de Francis (com I), variação inglesa e francesa do latim “Franciscus” que significafrancês” referindo-se ao francos.

Como se tornar um cidadão francês?

Solicitar no Brasil ou na França? A solicitação da cidadania francesa pode ser realizada diretamente na França, na cidade de residência no momento do pedido, ou em um consulado francês do país em que vive. Os casos de naturalização, no entanto, devem ser realizados apenas em solo francês.

O que significa Madeline?

Madeline é uma variante francesa de Madalena, nome que se originou inicialmente a partir do grego Magdaléne, que pode ser traduzido como “aquela que vem de Magdala” ou “habitante da Torre de Deus”.