O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto segue o estilo parnasiano, o que justifica a presença de linguagem rebuscada e de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem.
Garrida é um adjetivo e substantivo feminino na língua portuguesa, utilizada para definir algo que está enfeitado, com muita exuberância e adornos; que é elegante e gracioso. Também é o nome dado à um pequeno sino; sineta.
Significado de Garrida substantivo feminino Sineta; sino de tamanho pequeno.
As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.
Margens Plácidas são duas palavras diferentes, com quase o mesmo significado, tornando-se assim, sinônimo, pois, Margens -> Margem, significa borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo, e Plácidas, significa calmo, ou tranquilo.
Entenda o Hino Nacional
As figuras de linguagem, além de ornamentar um texto, servem para conferir maior expressividade a uma mensagem. ... Esses desvios e novos sentidos que atribuímos às palavras possuem uma função estilística, recurso conhecido como figuras de linguagem.
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".