Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.
Aluísio de Azevedo, em seu romance Girândola de amores (1882), descreve com realismo os hábitos de uma senhora abastada que só saboreava a moqueca de peixe “sem talher, à mão”.
Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.
Um viajante europeu de nome Freireyss, de passagem pelo Rio de Janeiro, já no século XIX, conta como “nas casas das roças despejam-se simplesmente alguns pratos de farinha sobre a mesa ou num balainho, donde cada um se serve com os dedos, arremessando, com um movimento rápido, a farinha na boca, sem que a mínima parcela caia para fora”. Outros viajantes oitocentistas, como John Luccock, Carl Seidler, Tollenare e Maria Graham descrevem esse hábito em todo o Brasil e entre todas as classes sociais. Mas para Saint-Hilaire, os brasileiros“lançam a [farinha de mandioca] à boca com uma destreza adquirida, na origem, dos indígenas, e que ao europeu muito custa imitar”.
Em todos os casos, a avaliação dos quesitos é feita de acordo com critérios pré-estabelecidos, que variam de acordo com o contexto. Cada quesito recebe uma nota, que é somada para determinar a pontuação final. O quesito mais importante pode variar de acordo com o regulamento ou o contexto específico.
b) A expressão aparece entre aspas porque o seu sentido usual é médico, se referindo a uma pequena bolsa, com conteúdo líquido ou gasoso, que pode causar dor.
II. Na frase “De que adiantaria um prazer que (…) cortasse o galho sobre o qual estou sentado”, o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de “se está sentado”.
No esporte, os quesitos podem ser os critérios de avaliação utilizados em competições, como a pontuação, a técnica, a criatividade, entre outros. Já na música, os quesitos podem ser os critérios de avaliação utilizados em concursos ou competições, como a afinação, a interpretação, a presença de palco, entre outros.
c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”
A avaliação dos quesitos é feita de acordo com critérios pré-estabelecidos, que variam de acordo com o concurso ou competição. Cada quesito recebe uma nota, que é somada para determinar a pontuação final do participante. O quesito mais importante pode variar de acordo com o concurso ou o regulamento da competição.
Quesitos Gerais
Denotação nada mais é do que dizer algo com a intenção de comunicar exatamente o que foi dito. Ou seja, falar no sentido literal. Atribuir às suas palavras o sentido previsto no dicionário.
Translated, quesitos means little cheese. They are a popular pastry in Puerto Rico- made from puff pastry dough which is wrapped around a sweetened cream cheese filling. The pastries are baked and brushed with a simple sugar glaze.
No esporte, o quesito é utilizado para representar os critérios de avaliação utilizados em competições. Cada esporte possui seus próprios quesitos, que são avaliados por juízes ou árbitros. Por exemplo, no futebol, os quesitos podem ser a técnica, a tática, a disciplina, entre outros.
Quesito é uma condição necessária, que precisa ser respondida ou resolvida, completada ou preenchida para que determinado objetivo seja alcançado.
Por isso, entende-se que a linguagem não é neutra e sim intencional, pois pode ser modificada conforme a mensagem a ser transmitida.
Na música, o quesito é utilizado para representar os critérios de avaliação utilizados em concursos ou competições. Cada quesito representa um aspecto específico da performance musical e é avaliado por um júri especializado. Os quesitos mais comuns na música são: afinação, interpretação, presença de palco, arranjo, entre outros.
Essa linguagem é mais bem aceita em entrevistas de emprego, redações e quaisquer situações que exigem maior formalidade, clareza e objetividade sobre o que está sendo expresso.