Qual o perodo de transmisso da coqueluche? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para efeito de controle, considera-se que o período de transmissão se estende de cinco dias após o contato com um doente (final do período de incubação) até três semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença (fase paroxística).
Qual o agente causador da doença coqueluche?
A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas.
Quais complicações a coqueluche pode provocar?
No estágio de convalescença os sintomas começam a desaparecer e a tosse volta ao normal, no entanto, é nessa fase que podem surgir as complicações, como parada respiratória, pneumonia e hemorragia nas mucosas, por exemplo, caso não seja tratada.
Qual a precaução para coqueluche?
A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.
Qual o nome da vacina contra coqueluche?
A prevenção é feita com a vacina tríplice bacteriana (DTP) que previne contra coqueluche, difteria e tétano, e faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde.
O que é precaução de gotículas?
A precaução respiratória por gotículas visa a proteger contra agentes que possuem transmissão aérea por gotículas, geradas com a fala, tosse, espirro ou procedimentos que manipulem vias aéreas. As gotículas depositam-se em superfícies e não alcançam grandes distâncias.
Quais são os tipos de precaução?
Tipos de precauções e isolamentos:
Isolamento/Precaução padrão.
Isolamento/Precaução de contato.
Isolamento/Precaução respiratório por gotícula.
Isolamento/Precaução respiratório por aerossol.
6 de nov. de 2017
Quando tomar vacina de coqueluche?
A vacina é aplicada através de uma injeção no músculo, sendo necessário tomar as doses da seguinte forma:
1º dose: 2 meses de idade;
2º dose: 4 meses de idade;
3º dose: 6 meses de idade;
Reforços: aos 15 meses; aos 4 anos e depois a cada 10 anos;