O papel do aluno e do professor em um Estudo de Caso se dá por meio da interação mútua, onde o professor se torna um facilitador do ensino e aprendizagem e o aluno se torna o responsável por construir o seu próprio senso crítico.
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos que o pesquisador não tem muito controle sobre o fenômeno estudado.
Estudo de caso como estratégia de pesquisa O estudo de caso é uma pesquisa observacional naturalística de caso único:nas pesquisas de caso único em psicoterapia, distinguem-se os modelos experi- mentais e os observacionais (Hilliard, 1993).
A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa que geralmente são assuntos com pouco ou nenhum estudo anterior a seu respeito. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, ideias ou hipóteses. A ideia não é testar ou confirmar uma determinada hipótese, e sim realizar descobertas.
Explicação: São diversos os tipos de pesquisa, mas, classificando-os por profundidade de estudo, é possível apresentar a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva e a pesquisa investigativa.
A principal diferença entre esses tipos de pesquisa se dá no objetivo final de cada uma delas. Na pesquisa exploratória o objetivo é conhecer melhor um determinado tema, na pesquisa descritiva se busca um aprofundamento no tema, enquanto a explicativa procura conectar as ideias para compreender causas e efeitos.
A metodologia investigativa pode ser utilizada como um processo orientado que conduz o aprendiz a situações capazes de despertar a necessidade e o prazer pela descoberta do conhecimento. Com ressalvas, podemos associar este conceito à investigação científica.
Acerca do contexto da pesquisa explicativa é correto afirmar: ... Também conhecida como pesquisa de base, é de caráter não tão profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas.
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Passos a serem seguidos numa pesquisa descritiva
São componentes da pesquisa descritiva: Os estudos de caso e exploratório. ... Os estudos de caso e descritivo, e as pesquisas de opinião e de motivação. - Justificativa: A pesquisa descritiva pode tomar a forma de estudos de caso, exploratório ou descritivo, bem como o formato de pesquisas de opinião ou de motivação.
Busca a análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão “quanto?” de cada objetivo da metodologia adotada. Esses estudos devem ser realizados a partir da elaboração de amostra da população, utilizando a estatística para esse fim. É a mensuração de um objeto de estudo.
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. ...
- Pesquisa Descritiva: ocorre quando o pesquisador tem por objetivo descrever as características de certa população ou fenômeno e estabelecer relações entre as variáveis, sem sua manipulação. ... Tipo de pesquisa que busca conhecer de forma aprofundada o fenômeno estudado e explicar suas razões.
21), “a pesquisa descritiva visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática . Assume, em geral, a forma de levantamento”.
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
As pesquisas científicas trabalham com o objetivo de investigar temas definidos pelo pesquisador e sua relação com a coleta e interpretação de dados. Pesquisa sobre documentos que retratem uma época ou tema específico. ... Pesquisa sobre livros, leis, filmes, músicas, etc.