De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.
Falácias ecológicas são interpretações estatísticas de dados em que inferências sobre a natureza individual são deduzidas a partir de um grupo ao qual o indivíduo pertence. Um exemplo de falácia ecológica é o Paradoxo de Robinson – deduzir correlações de um grupo a partir de correlações populacionais.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
O tipo de estudo epidemiológico em que se parte do efeito e vai em direção a causa com participantes selecionados e separados em grupo é o estudo de coorte. O Estudo de coorte é quando o investigador decide limitar a observação e a analise da relação entre fatores e desenvolvimento de doenças.
ESTUDO TRANSVERSAL É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.
O delineamento longitudinal é aquele em que a mesma amostra de indivíduos é medida em mais de um momento ao longo do tempo.
Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.
Significado de Longitudinal adjetivo Que possui o mesmo sentido do comprimento (de algo): vestígios longitudinais do incêndio. Que se refere à longitude ou característico desta. ... Do latim longitudine/ longitudo.
Seções – Seção transversal e longitudinal, ou seja, cortes que são obtidos por planos verticais que interceptam as paredes, janelas, portas e lajes no desenho, com a finalidade de permitir esclarecimentos de detalhes construtivos, executivos, que venham facilitar a execução da obra.
O desenho de pesquisa é definido como os métodos e técnicas escolhidos por um pesquisador, que ao combiná-los de maneira razoavelmente lógica, possuem a finalidade de que o problema de pesquisa seja tratado eficientemente. Além disso, é um guia sobre como realizar uma pesquisa usando uma metodologia específica.
O conceito de desenho de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como sejam, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não ...
Resposta. Resposta: Surveys, observações, experimentos e o uso de fontes existentes. Os desenhos de pesquisa mais utilizados são surveys, observações, experimentos e o uso de fontes existentes.