Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.
A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária. A bexiga é um órgão elástico que armazena a urina até ela ser eliminada. Da bexiga parte um canal, chamado uretra, que transporta a urina da bexiga para o meio externo.
Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 250 e 300 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml. Essa já é uma manifestação muito forte.
Uma pessoa normal armazena cerca de 400 ml de urina até sentir vontade de eliminá-la, mas essa quantidade pode chegar até 1,5 litro.
Se houver explosão de bexiga, o paciente não vai urinar, uma situação que não costuma passar despercebida. Mas pode haver perfurações tamponadas, em que a urina escapa aos poucos e pode demorar a ser notada. "Se isso não for percebido logo, a urina pode se infectar por bactérias e causar sepse."
Pedras nos rins: embora seja mais raro, pessoas com tendência para desenvolver pedras nos rins que seguram o xixi frequentemente, podem apresentar maior número de crises ou piora dos sintomas de pedras já existentes.
A retenção urinária acontece quando a bexiga não esvazia completamente, deixando a pessoa com uma vontade de urinar frequente. A retenção urinária pode ser aguda ou crônica e pode afetar ambos os sexos, sendo mais comum nos homens, gerando sintomas como vontade constante para urinar, dor e desconforto no abdômen.
Tratamento de Dificuldade de iniciar a micção Além de marcar uma consulta para verificar o problema, é possível aliviar os sintomas em casa bebendo bastante líquido e fazendo uma compressa quente na parte de baixo do abdômen, porque o calor relaxa os músculos fazendo com que a urina saia mais facilmente.
Se você se sente constantemente apertada, corre para o banheiro com vontade de fazer xixi e, na hora que se senta no vaso, não consegue urinar ou mesmo elimina uma quantidade muito pequena de líquido, pode estar apresentando um sintoma de cistite. Cistite é o nome que se dá para infecção e/ou inflamação na bexiga.
Ser humano consegue sobreviver 72 horas sem funções renais, afirma médico.
A bexiga hiperativa costuma ser uma das principais causas por trás do problema, mas o médico urologista precisa afastar primeiro outros fatores que podem estar relacionados com a vontade excessiva de urinar, como: inflamações e infecções de urina, cálculos (pedras) no trato urinário, crescimento benigno da próstata ( ...
Em alguns casos, a pessoa pode estar com a bexiga pressionada ou irritada. O diagnóstico mais comum, até para os casos de urinar pouco, é de infecção urinária. - Em casos mais raros, também pode indicar um tumor.
Quando não se ingere maior quantidade de líquido, mas se sente uma vontade mais frequente de ir ao banheiro, é possível estar com a bexiga pressionada ou ainda irritada. Nesses casos, o diagnóstico comum é de infecção urinária, dor, sensação de bexiga cheia e até febre.
Todos os dias, o corpo produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Ela não depende só da ingestão de líquidos: frutas e vegetais também são ricos em água e contribuem para compor o xixi. Em média, uma pessoa precisa fazer o "número 1" sete vezes por dia, e cada jato dura em média 7 segundos.
O valor varia por causa de inúmeros fatores, como alimentação, exercícios físicos, doenças etc. Mas uma pessoa faz, em média, 1,5 litro de xixi por dia.