A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher.
A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos.
Esthela Conde: Massa magra corresponde a todo o peso do corpo livre de gordura, como os músculos, massa óssea, órgãos, pele e articulações. Massa Gorda corresponde a gordura corporal. O que acontece é que há o costume de se confundir massa magra com massa muscular.
Por exemplo, se você pesa 90 kg e tem uma porcentagem de gordura de 20%, multiplique 90 x 0,20. Essa é a sua gordura em quilos (90 x 0,20 = 18 kg). Subtraia esse valor do seu peso total para obter a massa magra; nesse caso, 90 – 18 = 72 kg.
O seu percentual de gordura representa a parcela do seu peso que é composto por massa gorda. Para achar a massa magra, é necessário subtrair a massa gorda do peso total.
Matemáticos da Universidade Oxford, na Inglaterra, sugerem a fórmula: 1,3 multiplicado pelo peso em quilos, dividido pela altura, em metros, elevada a potência de 2,5. A outra fórmula proposta vem da USP de Ribeirão Preto, São Paulo. O cálculo: 3 x peso (em kg) + 4 x percentual de gordura, dividido pela altura (em cm).
A maneira mais utilizada para verificar se um indivíduo está acima do peso é o cálculo do IMC (índice de massa corpórea) que é a divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). IMC acima de 24,9 indica sobrepeso e acima de 29,9 indica obesidade.
Para se determinar quadros de obesidade ou peso ideal, são utilizados métodos que envolvem a quantificação direta de gordura corpórea por meio de aparelhos sofisticados de densitometria corporal ou ressonância magnética.
11 passos para diminuir seu percentual de gordura de forma eficiente
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga