Ainda assim, eram instrumentos sem veículos ópticos e, portanto, as observações ainda eram a olho nu. E assim foi até o início do século XVII com o aparecimento da luneta. Gnômon O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construído pelo homem.
As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes. Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas.
Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto. A produção de óculos modernos começou em 1850.
Antigamente os óculos eram segurados por um “rebite” de metal e eles somente eram usados para leitura pelos ricos e poderos. Monóculos foram invendados em 1280. Os monóculos tinham uma haste como esta. Óculos Tesoura foram desenhados em forma de tesoura.
luneta
telescópio
Instrumentos para observações astronômicas
Os povos antigos sempre realizaram as observações do céu e das constelações a olho nu. Em que todos os povos indígenas usavam a mesma maneira de observar o céu e fazer orientações através das estrelas ou do sol. ... São exemplos de constelações dos povos indígenas latino-americanos: homem velho, cervo, ema e colibri.
A compreensão que eles tinham pelo céu era visto como algo divino, daí a antiga ligação da astronomia com o que hoje conhecemos como astrologia. O primeiro conhecimento astronômico do homem pré-histórico consistiu essencialmente na previsão dos movimentos de objetos celestiais visíveis, como estrelas e planetas.
O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo. Algumas culturas antigas, como os maias, os chineses, os egípcios e os babilônios, foram capazes de elaborar complexos calendários baseados no movimento do Sol e outros astros.
Os povos antigos usavam as constelações para se Orientarem, para sabe para onde ir, era como um mapa para eles.
Antigos instrumentos de orientação evoluem para tecnologias via satélite. Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.