Qual o conceito de letramento literrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Paulino (1998) define o letramento literário: “como outros tipos de letramento, continua sendo uma apropriação pessoal de práticas de leitura/escrita, que não se reduzem à escola, embora passem por ela” (PAULINO, 1998, p. 16). Esse tipo de letramento, de um modo geral, acaba envolvendo somente o fenômeno da leitura.
O que é letramento literário segundo Cosson?
Para Cosson (2009), o processo de letramento literário deve envolver aspectos que conciliem os diversos textos literários circundantes nas esferas sociais, e ainda que: “[...] ... devemos compreender que o letramento literário é uma prática social e, como tal, responsabilidade da escola.
O que é letramento literário é possível construir um letramento literário?
Letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. ... Neste caso, não se trata simplesmente de um conjunto de obras consideradas relevantes, nem o conhecimento de uma área específica, mas sim de um modo muito singular de construir sentidos que é a linguagem literária.
Qual é a importância da literatura nos dias de hoje?
Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem. A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.
O que ganhamos com a leitura de textos literários?
Portanto, a leitura de textos literários constitui, segundo esse autor, uma questão de direitos humanos, que, uma vez atendidos, acrescentam ao indivíduo a garantia do acesso ao conhecimento, à capacidade reflexiva, ao aprimoramento da sensibilidade e à compreensão da complexidade da natureza humana.
O quê letramento visual?
O letramento visual compreende a visualidade como pratica social, e apresenta algumas capacidades necessárias ao ato de ver, como codificar, compreender, criticar, Page 2 analisar e interpretar as imagens.