A impressão de uma imagem exige a escolha do formato correto para obter o melhor resultado. Existem certas regras a serem respeitadas para evitar surpresas quando o material estiver impresso. Saiba mais sobre os formatos mais adequados.
Além disso, devemos mencionar formatos de arquivo. É preferível usar compactação TIFF ou TIFF (LZW) para impressão. Imprimir uma imagem em JPEG pode causar uma grande perda de qualidade da imagem. Diminua a densidade de pixels compactando e mesclando pixels para otimizar o tamanho do arquivo.
Quando você estiver trabalhando com vários softwares, unifique seu trabalho. Evite importar imagens com formatos diferentes (TIFF e JPEG misturados) para um arquivo InDesign. Para evitar erros durante a impressão, não importe formatos de imagem em PDF no InDesign.
Entre os formatos JPEG e PNG, existem diferenças que todos deveriam conhecer. Afinal, elas podem ter um impacto significativo no tamanho e, mais importante, na resolução das imagens.
É um mito dos megapixels que você precisa de mais megapixels para tornar suas imagens excelentes. Esta é uma ótima maneira de vender câmeras. Lembre-se de que a fotografia é mais do que resolução de imagem.
A melhor maneira de comparar a ótica e ver as capacidades de sua lente é verificar sua classificação em relação a esta tabela da DxOMark. Este é um dos bancos de dados online mais confiáveis.
Agora que você aprendeu as principais diferenças entre imagens raster e vetoriais, vamos examinar os formatos de arquivo mais usados. Vamos analisar os prós e contras de cada formato, o suporte ao navegador e ao sistema operacional, além dos melhores usos para cada formato.
Apesar de sua alta qualidade, o TIFF não é suportado automaticamente por nenhum dos principais navegadores. Você precisa instalar complementos ou extensões para renderizar um arquivo TIFF em seu navegador da Web.
Os arquivos TIFF são normalmente usados para fins de impressão devido à sua alta qualidade de imagem. Muitos scanners também usam o formato TIFF para preservar a qualidade das imagens ou documentos digitalizados.
Se você quiser simplesmente compartilhar uma imagem nas redes sociais, a melhor saída é recorrer ao JPEG, suportado pela grande parte das plataformas e mais "econômico". Caso você queira editar a imagem, criar logotipos, salvar arquivos de alta resolução ou até mesmo realizar impressões, prefira o PNG sempre que possível.
Esperamos que este artigo ajude você a encontrar formatos de imagem adequados para seus projetos. Se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para nos enviar um comentário. Boa sorte!
Essa “habilidade”, contudo, tem um preço: imagens nesse formato não impressionam pela alta resolução. Uma imagem JPEG típica apresenta uma taxa de compactação 10:1. Isso significa que um arquivo de 10 MB, ao ser convertido, terá cerca de 1 MB. Além de ser mais compacto, o formato também suporta os padrões de cores RGB e CYMK.
Além disso, sua imagem pode precisar de correção de perspectiva ou ser ajustada para proporções de aspecto padrão (ou seja, para fins de impressão). Ambos podem resultar na perda de alguns detalhes.
Também da família de software da Adobe, o Illustrator Artwork (AI) é um formato nativo do software de gráficos vetoriais Adobe Illustrator. Você pode salvar uma imagem e seu projeto, não importa se ele está concluído ou em andamento. Os arquivos AI são usados principalmente para criar ilustrações e arte vetorial.
Ao imprimir seus arquivos, é importante ter um fornecedor eficiente e que lhe proporcione alta qualidade. Modelos de gráfica online são opções viáveis e praticas. Porém, para obter resultados positivos, seu arquivo deverá ser preparado de acordo com as orientações da gráfica. Atente-se a resolução da imagem, mantedo-a sempre com 300 dpi já no formato final e com todos os elementos no sistema de cor CMYK.
Todos os principais navegadores oferecem suporte ao formato PDF, mas você não pode usar o PDF para exibir imagens como conteúdo da Web. É possível inclui-lo como parte do seu conteúdo, mas o arquivo PDF será aberto em uma guia separada.