Instituto Nacional de Meteorologia aponta que dias 6 e 7 de setembro foram os mais quentes do ano, até agora. Em 2019, temperatura máxima foi no dia 21 de setembro. Os dias mais quentes de 2020 em Manaus, até agora, foram registrados em 6 e 7 de setembro, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005. Essa marca quase foi quebrada ontem.
cidade de Cuiabá
Em 1913, uma estação meteorológica localizada a meia hora de caminhada dali, também no Vale da Morte, registrou o que permanece sendo oficialmente o recorde mundial de calor: 56,7 ºC.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1945 a menor temperatura registrada em São Paulo, na estação do Mirante de Santana, foi de -2,1 °C em 2 de agosto de 1955.
Frio intenso De acordo com as medições da estação meteorológica automática do Inmet- Mirante de Santana, a temperatura às 15h era de apenas 9,3°C. Ela só foi superada pelos 8,8°C medidos no dia 19 de agosto de 1987.
Temperaturas mais altas já registradas, por continente e país
A cidade de São Paulo registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (21), com temperatura máxima de apenas 12°C de média. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura de São Paulo.
Oficialmente, o período do inverno no Brasil acontece entre meados de junho e fim de setembro. Se você está a fim de fazer uma viagem pelo Brasil na estação mais fria do ano, saiba que o auge acontece entre os meses de julho e agosto, quando o movimento em cidades turísticas cresce.
E de Calor? [...] Foram -11,1 C⁰ e 44,7 C⁰. Isso segundo o inmet, [...]
Não há uma causa especifica pra a formação de ondas de calor podendo variar de localidade para localidade, sendo um aumento da temperatura que pode estar ligado a ciclos climáticos ou eventos como La Niña e El Niño, em alguns casos está associada a anomalias na circulação superior da atmosfera que levam condições ...
Na cidade do Rio de Janeiro a sensação térmica chegou a 49,1ºC na quinta-feira (01/10), mas logo foi superada chegando a atingir a sensação térmica de 49ºC na sexta-feira (02/10).
A sensação térmica leva em conta a temperatura, a umidade do ar, a velocidade do vento, entre outros fatores. Para se ter uma ideia, a média do deserto do Saara é de 50 graus. ... Por volta das 11h15, com direito a praias lotadas, a sensação térmica já marcava 47,3 graus na Estação Barra/Riocentro.
Rio de Janeiro É a maior temperatura máxima da cidade desde o início da medição pelo Alerta Rio, em 2014. Antes disso, o recorde foi de 42,9°C, na estação de Guaratiba, na zona oeste, em 31 de dezembro de 2016.
Ainda de acordo com dados do Inmet, a maior temperatura registrada na capital carioca foi de 37,3ºC no dia 18 de janeiro.
27 de janeiro
RIO - A cidade do Rio de Janeiro registrou a menor temperatura mínima do ano da rede de estações do Sistema AlertaRio na madrugada deste domingo (23). Em Guaratiba, às 3h, o carioca sentiu na pele o recorde: 10,3º C.
SP2 | Umidade relativa do ar ficou em 38% hoje na capital e tempo seco continua amanhã | Globoplay.
12%
Quinta, 29 de abril
O clima predominante no Estado de Minas Gerais é o clima tropical com inverno seco, embora também apresente, em algumas áreas, o clima subtropical de altitude e o clima tropical úmido. ... Entretanto as temperaturas variam de acordo com o relevo (altitude), a proximidade com o mar (maritimidade) e a latitude.