Suspiros Poéticos e Saudades
Em Portugal, o Romantismo começou com a publicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.
Assim, os principais autores desse período são Camilo Castelo Branco (1825-1890) e Soares de Passos (1826-1860).
Os escritores mais ativos do Romantismo em Portugal desenvolveram atividades jornalísticas e contribuíram, uns mais, outros menos, para a afirmação do liberalismo no país. Três escritores se destacaram na implantação desse movimento: Garrett, Herculano e Castilho.
A diferença é que em Portugal o romantismo é a estética literária que dá início à chamada Era Moderna ou Romântica e, no Brasil, o romantismo marca o início de uma verdadeira literatura nacional e está visceralmente ligado ao processo de independência da colônia.
O Romantismo foi uma vertente artística que nasceu na Europa e consistiu em uma oposição aos valores racionais do Neoclassicismo. ... Já no Brasil, o Romantismo marcou a formalização da literatura brasileira, contou com diversos autores e uma produção riquíssima na prosa e na poesia.
Resposta. O romantismo no Brasil era mais ressaltando a beleza e a natureza, o indianismo já em Portugal eram temas mais românticos, exaltação da emoção. A semelhança entre eles são os temas históricos, o subjetivismo, entre outros.
135. (VUNESP-SP) Costuma-se dizer que as obras inauguradas do Romantismo em Portugal e no Brasil foram, respectivamente:
Suspiros poéticos e saudades