A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.
As estruturas reprodutivas das gimnospermas são os chamados estróbilos, que são folhas férteis onde estão presentes os microsporângios ou os megasporângios. Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos e podem ocorrer em uma mesma planta ou em indivíduos diferentes.
Além disso, as gimnospermas apresentam um sistema de vasos condutores de seiva mais eficiente, o que contribuiu para o crescimento vegetal, fazendo das gimnospermas, geralmente, plantas de grande porte, com espécimes atingindo vários metros de altura.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas. Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.
As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. ... O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas. Esse fato fez com que as plantas dominassem definitivamente o ambiente terrestre, pois ficaram independentes da água para a fecundação.
Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição.
* Como angiospermas, gimnospermas também têm vasos e células. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares. * Os óvulos de angiospermas e gimnospermas desenvolvem em sementes. O modo de germinação das sementes é epígea e hipógea, ou ambos.
As gimnospermas mais conhecidas pertencem á Coniferae. Possuem árvores enormes, com troncos grossos, geralmente as folhas e galhos são longos e finos. As árvores mais conhecidas são os Pinheiros, Araucárias, Sequóias, Tuias, Ciprestes.
(PUC Minas) É comum entre pteridófitas e gimnospermas a presença de: A) frutos alados. ... Gimnospermas e Angiospermas: (UFMG) Observe o esquema do ciclo reprodutivo do pinheiro.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.