Os do tipo charneira não reproduzem todos os movimentos da mandíbula, são restritos aos movimentos de abertura e fechamento da boca. Quanto aos articuladores semi-ajustáveis, podem ser utilizados nos trabalhos protéticos e proporcionam um manuseio muito mais simplificado nos procedimentos de montagem.
Levantar o ramo superior do articulador e colocar uma porção de gesso em cima do modelo. Colocar também uma pequena quantidade de gesso sobre a Placa de Montagem do ramo superior. Com uma mão, manter o garfo e o modelo em posição, para evitar qualquer movimento inesperado.
Com uma mão mantenha o garfo e o modelo em posição, para evitar qualquer movimento intempestivo, e feche o articulador até que o ramo superior toque a barra transversal do arco facial. Aguarde até que o gesso se solidifique (fig. 43). Obs.: Evite derrubar gesso na junção da placa de montagem com o ramo do articulador.
Articuladores • É um instrumento mecânico que representa a articulação temporomandibular, a maxila e a mandíbula, além de registrar e duplicar alguns movimentos mandibulares. Pode ser utilizado como meio de auxiliar diagnóstico, planejamento ou para o tratamento reabilitador.
- Seleção de um articulador: A seleção de um articulador deve ser baseada em quatro fatores: (1) reconhecimento de certas características da oclusão do paciente, (2) a extensão dos procedimentos restauradores planejados, (3) entendimento das limitações do sistema do articulador e (4) as habilidades do clínico.
Ângulo de Bennett: quando a mandíbula é deslocada para o lado de trabalho, o côndilo do lado de balanceio desloca-se para frente, para baixo e para dentro. Esse deslocamento para dentro forma, com o plano horizontal um ângulo com o plano paralelo ao plano sagital. É o ângulo de Bennett.
Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...
Os movimentos bordejantes de abertura posterior no plano sagital ocorrem como um movimento de dobradiça em dois estágios. Na primeira fase os côndilos estão estabilizados na sua posição superior máxima na fossa articular. ... A mandíbula pode ser aberta num movimento exclusivo de rotação sem a translação dos côndilos.
O disco articular é uma estrutura bicôncava, flexível, formado por tecido conjuntivo fibroso denso, normalmente situado entre o declive posterior da eminência articular e a superfície ântero-superior do côndilo, dividindo o espaço articular em dois compartimentos, superior e inferior.
A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
As articulações temporomandibulares são as articulações mais acionadas do nosso corpo, É uma articulação sinovial, condiliana, do tipo gínglimo, com superfícies fibrocartilaginosas e não de cartilagem hialina e possui um disco articular.
A articulação temporomandibular (ATM) é a principal conexão entre o crânio e a mandíbula. Ela envolve a área participante da parte escamosa do osso temporal, o disco articular no interior da cápsula articular, a cabeça da mandíbula e os ligamentos adjacentes.
Fossa Mandibular (cavidade ou fossa glenóide)- articula-se com o côndilo da mandíbula formando a ATM (figura abaixo). Processo Estilóide - espinha aguda localizada na face inferior do osso temporal.
É a única articulação do corpo humano que funciona simultaneamente os dois lados (direito e esquerdo). Não é possível movimentar somente um lado de cada vez. A ATM sofre influência direta do posicionamento ósseo (maxila e mandíbula) e do alinhamento dos dentes.
Tratamento cirúrgico A Artrocentese é a abordagem menos invasiva. Trata-se de uma lavagem intra-articular para eliminar mediadores inflamatórios que causam dor, seguida da infusão de uma substância visco-elástica (ácido hialurônico) para lubrificar os componenetes da articulação.