Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis. ... ... O ser humano também se beneficia de algumas espécies de artrópodes em diversas situações. Em lavouras, são utilizados no controle ecológico de pragas.
Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos. ... Essa estrutura, embora seja rígida, é fina e maleável nas articulações dos artrópodes, possibilitando, assim, seus movimentos.
A capacidade de mudar o exosqueleto é uma estratégia evolutiva com várias vantagens, principalmente para animais pequenos que vivem na água ou que voam. Em primeiro lugar, um exosqueleto não mineralizado é mais leve e exige menos energia a formar-se.
Olá! As vantagens dos artrópodes quanto à presença do exoesqueleto são: impermeabilidade, resistência contra predadores e ambiente hostil; A desvantagem mais marcante: limitação do tamanho, obrigando o abandono regular de seus respectivos exoesqueletos para a adaptação de novos e maiores.
Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).