A reforma protestante foi o ato de protestar contra a doutrina da igreja católica da época, quanto a sua importância, podemos dizer que foi de grande importância, pois além de parar com as atrocidades cometidas pela igreja católica na época abriu possibilidades para a criação de outra religiões.
A Reforma Protestante foi a grande transformação religiosa da época moderna, pois rompeu a unidade do Cristianismo no Ocidente. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou na porta da igreja do Castelo as 95 teses que criticavam certas práticas da Igreja Católica.
- Centralização do poder nas mãos do papa, assim como a concentração de terras. - Descontentamento da nobreza alemã com o poder político da Igreja Católica. - Crise institucional e moral pela qual passava a Igreja Católica naquele momento. Em 1517, Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg.
A reforma protestante foi um movimento reformista iniciado quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses. ... A reforma protestante deu início a outros reformismos religiosos na Europa e também foi impulsionada por motivos políticos e econômicos.
Existia grande interesse da burguesia em fazer parte do movimento. Os comerciantes queriam assegurar o sucesso de seus negócios e apoiar a causa protestante era a melhor maneira já que a igreja católica considerava um pecado o interesse em fazer dinheiro.
Embora Martinho Lutero tenha sido o principal mentor da Reforma, há outros nomes, como Calvino e Melanchthon, que ajudaram a revolucionar a Igreja.
Quando aconteceu a reforma protestante a igreja católica veio cada vez mais perdendo espaço na sociedade , começou com um homem um padre chamado Martinho Lutero q denunciou a a igreja católica por causa da venda de indulgencias como perdão dos pecados para os homens q fossem lutar na guerra e venda de terrenos no céu ...
De qualquer modo, as principais críticas feitas contra a Igreja católica era a de que os padres eram corruptos, a Igreja havia se afastado da sua missão espiritual, se focando demais em assuntos terrenos e que era uma instituição dogmática que coibia o avanço científico.
As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia.
O clero, que apoiava, estrategicamente, o Absolutismo ao se aliar aos nobres, no estabelecimento do Antigo Regime, se colocava contra o sistema político que os iluministas apontavam como superior, sendo criticados por estes pensadores.
No início do Século XVI a Igreja Católica era criticada pelo nível de corrupção dos padres (e suas ações imorais), pela prática das indulgências, por estar demasiadamente interessada em assuntos terrenos, intrometendo-se na política e por perseguir aqueles que pensavam diferente.
1 resposta(s) - Na Inglaterra, o rei Henrique VIII, aproveiou a recusa papal em anular seu casamento para romper com a igreja romana, tomar seus bens, deixar de pagar dizimos e criar a igreja nacional, a anglicana, na onda das reformas protestantes da europa do sec. XVI.
Resposta. Resposta: Lutero defendidas que a igreja ouvisse reclamações que fosse mais justa e não disponibilidade produtos para "se você comprar sua alma irá para o céu e escreveu teses que entre elas estão.
Resposta: A insatisfação das pessoas com a igreja católica, principalmente com a venda de indulgências, foi q principal motivação, os reformadores tiveram como consequência perseguições, foram expulsos da religião e por fim, fundaram suas próprias doutrinas.
- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista; ... - Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante.
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.
A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica ao avanço das igrejas protestantes durante o século XVI, reafirmando os dogmas católicos e o poder do Papa. A Reforma Protestante começou logo após Martinho Lutero afixar suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha.
Criada como reação ao protestantismo, a Contrarreforma foi marcada pela repressão e pela reafirmação dos dogmas católicos. A Contrarreforma foi um movimento de reação da Igreja Católica ao surgimento de novas doutrinas cristãs na Europa, em um processo conhecido como Reforma Protestante.
A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento. O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.
Resposta. Resposta:Entre essas novas instituições podemos destacar o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo como exemplos das novas religiões protestantes surgidas no século XVI. Martin Lutero foi o líder deste movimento que deu início a diversos rompimentos com a Igreja Católica.
As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa.
A Reforma Religiosa (Reforma Protestante), ocorreu graças à um camarada: Martinho Lutero (monte Agostiano), no Renascimento já havia índices de "mentiras" contadas pela igreja, tinha conflitos e mais conflitos.. ... dessa forma, surgiu a Reforma Religiosa.
Resposta: No século XVI a Europa foi abalada por uma série de movimentos religiosos que constentavam abertamente os dogmas da igreja católica e a autoridade do papa. E os principais alvos foram: as igrejas católicas.
Resposta. O Renascentismo, também conhecido como Renascimento ou Renascença, é o período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, que ocorreu principalmente na Itália, e se alastrou por toda a Europa. ... O período do Renascimento é considerado entre o fim do século XIV e início do século XVII.