O soldador é o profissional que trabalha com solda e corte de metais, especialmente em indústrias de transformação, fabricação de estruturas metálicas, assim como na construção civil.
Um soldador escolhe os processos, equipamentos e materiais de soldadura conforme as instruções técnicas recebidas, planeando (planejando) e executando o trabalho em conjuntos, estruturas e tubagens metálicas.
Por isso, em Portugal, é exigida a certificação de soldadores/operadores de soldadura. Estas certificações têm de corresponder as normas internacionais, assim como aos códigos de construção e especificações de determinadas áreas de atuação.
Tal como outras profissões mais técnicas, existe falta de profissionais de soldadura. Isso quer dizer que consegue encontrar facilmente emprego, além de ser melhor remunerado do que outras profissões.
Existe uma grande procura de soldadores, tanto em Portugal, como no Brasil. Sem dúvida, esta é uma das profissões que tem uma carência muito grande de profissionais, o que permite que consiga emprego facilmente, além de uma boa remuneração e possibilidade de crescimento na carreira.
Depende, pois há vários tipos de atuação e em várias áreas, como consequência, cada uma delas pode oferecer remuneração diferente. De acordo com pesquisa realizada no site Saláriometro da Fundação FIPE, há pelo menos os seguintes cargos relacionado a soldador:
Um soldador sempre irá trabalhar com peças metálicas. A função varia conforme o cargo que o soldador ocupa na hierarquia, que pode ser auxiliar de soldador, meio oficial soldador, maçariqueiro e operador de corte e solda. Dentro dessas funções, o soldador é responsável pelo corte, furos, soldas e também pelos equipamentos utilizados nessas atividades.
Se quer uma profissão de futuro, que ofereça boas perspectivas de emprego e salário, então a escolha para soldador é excelente! Não tenha receio e siga em frente! Ao sucesso!
No Brasil, a região sudeste é aquela que mais precisa de soldadores. No entanto, é possível encontrar facilmente emprego em obras de grande porte, como estaleiros, refinarias, hidrelétricas e oleodutos, por exemplo. As indústrias também têm uma demanda grande de soldadores, as quais estão espalhadas por todo o país.
A indústria é aquela que mais procura estes profissionais em Portugal, e a tendência é que esta procura aumente mais nos próximos tempos. Com a indústria 4.0, como já referimos, será necessário que o soldador tenha os conhecimentos necessários para adequar o seu trabalho esta nova forma de produção.
Sim, e esta é uma das principais transformações que a profissão sofreu nos últimos anos (não só essa). Em última instância, solda também é um trabalho que envolve cuidado, já que o resultado final deve ser esteticamente agradável. E por esse e por inúmeros outros motivos que várias empresas passaram a adotar mulheres em seu quadro de funcionários.
Segundo esse mesmo site, o salário é de R$2.028,00. Esse valor é para algumas das funções acima citado e é a média paga a profissionais de todo o país. Como sabemos os salários podem oscilar de acordo com a região, porte da empresa, entre outros. A consulta foi feita em 10 de agosto de 2018.
A The European Federation for Welding, Joining and Cutting está focada em formar soldadores para esta nova indústria que vai “invadir” o país com toda a força no futuro breve.
Antigamente, havia poucos cursos de especialização em solda, o que resultava em mão de obra pouco especializada. Atualmente, existem diversos cursos técnicos que ensinam todos os aspectos para que a pessoa esteja apta a exercer a profissão de soldador, além de outros cursos de atualização que permitem que o profissional esteja preparado para lidar com as novidades e inovações do setor.
O soldador é um técnico que realiza todos os trabalhos associados à soldadura de materiais. Faz trabalhos de serralharia e de manutenção ou correção de equipamentos e componentes industriais.
As opções são muitas. A construção civil está entre um dos ramos que oferece uma grande quantidade de vagas para soldadores, especialmente em se tratando de grandes obras, as de infraestrutura realizadas por governantes. O setor automobilístico também emprega uma quantidade considerável de soldadores. Outras possíveis áreas de atuação são no campo naval, de mineração, petróleo e gás.
Eles são responsáveis por preparar as peças para a soldagem. Para isso, eles precisam saber interpretar os desenhos das peças, assim como entender todas as especificações. De acordo com esses aspectos, ele escolhe as melhores ferramentas e materiais a serem usados.
Se está no ensino médio, poderá optar por um curso de aprendizagem industrial, o qual tem duração de 800 horas. No entanto, no final desta formação fica somente apto para ser meio oficial soldador.
Há várias empresas de renome e associações industriais que organizam, regularmente, cursos de formação, com emprego garantido no fim. O que é uma mais-valia para quem procura uma solução que garanta trabalho e dinheiro a curto prazo.