A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.
2o) Afastando-se o indutor, o induzido volta ao estado neutro, porque foi afastado o campo elétrico que produzia separação nas cargas do induzido. ... Isso porque tanto a carga positiva do indutor atrai a negativa do induzido, como esta do induzido atrai a positiva do indutor.
Supondo que o corpo eletricamente carregado tenha um excesso de cargas elétricas negativas (elétrons), significaria que ele está negativamente eletrizado e quando entrasse em contato com a terra através de um fio condutor esse excesso de elétrons seriam transferidos para o solo e o corpo ficaria neutro.
Se colocarmos este corpo em contato com a terra, os elétrons em "excesso" serão escoados para a terra, fazendo com que este corpo se torne neutro, ou seja, com o número de elétrons igual ao número de prótons. ... Ou seja, eletrização é SEMPRE a transferência de elétrons entre corpos, nunca de prótons.
Quando ligado um corpo eletricamente carregado ao solo por um fio condutor, a carga elétrica do corpo eletrificado irá ser dissipada no solo.
Um circuito constituído de lâmpada, pilha e fios, quando ligados corretamente, formam um circuito fechado. Quando ligamos os aparelhos elétricos em nossa casa e eles funcionam, podemos garantir que fazem parte de um circuito fechado quando passa corrente elétrica através de seus fios.
Através da indução podemos carregar os materiais condutores mais facilmente. Vejamos como isto é possível. Suponhamos que aproximemos o bastão de borracha (carga negativa) de uma barra metálica isolada e inicialmente neutra.
e) A força elétrica entre dois corpos eletricamente carregados é diretamente proporcional à distância entre esses corpos e inversamente proporcional ao produto das cargas. Resolução: A alternativa correta é a letra C, que é o próprio enunciado da lei de Coulomb.
Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.