Seu ciclo evolutivo é monoxeno, ou seja, a Entamoeba histolytica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro, e o modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados.
Amebas de vida livre são protozoários que vivem de forma independente em terra ou água e não requerem um hospedeiro humano ou animal. Raramente causam doenças, diferentemente do parasita ameba Entamoeba histolytica, que é causa comum de infecção intestinal (amebíase).
Amebíase
Algumas espécies de vida livre podem, eventualmente, ser patogênicas para o homem, como as amebas dos gêneros Hartmannella, Acanthameba e Naegleria, produzindo casos de infecção das meninges (meningoencefalite humana) e podendo levar à morte, ou produzindo lesões da córnea (camada protetora dos olhos).
Estrutura das Amebas Apresentam formas e tamanhos que variam de 10 µm a 60 µm. O citoplasma é dividido em ectoplasma externo, mais rígido e endoplasma interno, mais fluido. Possuem um vacúolo contrátil ou pulsátil que controla o volume de água dentro da célula. O núcleo é central.
O protozoário é comumente encontrado no solo e em locais de água doce quente, como lagos, rios e fontes termais. A infecção pelo microrganismo geralmente se dá quando a água contaminada entra pelo nariz da pessoa.
É conhecida como Naegleria fowleri, ameba microscópica unicelular. Esse tipo de ameba tem vida livre, não precisa de hospedeiros para sobreviver e vive em lagos, rios e piscinas que não são tratadas de forma correta, principalmente de águas mornas ou quentes.
Protozoário
Uma ameba é um organismo eucariótico, unicelular altamente móvel. São micro-organismos que pertencem ao reino dos protistas. Eles se move de uma forma através de pseudópodes. Como tal, os microbiologistas costumam usar o termo “ameboide”, para se referir a um tipo específico de movimento das amebas.
Pertencentes ao reino protista. As Amebas são animais unicelulares, o que significa que são compostas somente por uma única célula. Por causa do tamanho, uma média de 0,2 milímetros, somente é possível observá-las com o auxílio de um microscópio. A ameba é classificada como protozoário.
A ameba alimenta-se por um sistema chamado de fagocitose. Ela utiliza os pseudópodes (falsos pés) para envolver o alimento. Esses pseudópodes se fecham e o alimento é digerido numa bolsa que fica no interior da ameba.
O modo de locomoção das amebas através de pseudópodes é denominado "movimento ameboide". ... As amebas alimentam-se por ingestão de pequenos protozoários e algas microscópicas, e também de protoplasma morto. Ao perceberem a presença de alimento, elas se deslocam em direção a ele, englobando-o com os pseudópodes.
Porque II. Uma de suas características é a pancitopenia, quando a aplasia de medula atinge conjuntamente os eritrócitos, leucócitos e plaquetas diminuindo suas quantidades em graus variáveis.
Tipos de locomoção dos protozoários O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção: Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.
- A locomoção ocorre através de pseudópodes (do grego pseudo que significa falso e podo que corresponde a pé). Esse tipo de locomoção é conhecido como movimento ameboide.