EQST

Qual A Diferença Entre Recombinaço Homloga E A Recombinaço Na Meiose?

Qual a diferença entre recombinação homóloga e a recombinação na meiose?

Recombinação gênica homóloga: ocorre entre sequências de DNA idênticas ou muito similares. Ou seja, entre sequências homólogas. Recombinação gênica não-homóloga: ocorre entre sequências de DNA sem qualquer similaridade entre si.

O que é reparo por recombinação?

Uma das vias de reparo de DNA é a via de reparo por recombinação homóloga. Esta via é responsável por lidar com quebras nas fitas dupla de DNA, geradas por agentes externos ou pelo metabolismo dos organismos.

O que é uma recombinação do DNA?

A recombinação gênica (ou genética) refere-se à troca de genes entre duas moléculas de ácido nucléico, para formar novas combinações de genes em um cromossomo. Se dois cromossomos de rompem e se unem novamente, alguns genes transportados por esses cromossomos são trocados, processo esse denominado crossing over.

O que é recombinação sítio específica?

Recombinação Sítio-Específica É aquela que ocorre entre sequências curtas de DNA contendo aproximadamente 12 a 24 pb divergentes nas moléculas parental e mutada envolvidas no processo de recombinação.

Qual o significado de recombinação?

Acto ou efeito de recombinar; nova combinação (ex.: recombinação de material genético).

Qual é a relação entre polinização e recombinação gênica?

A polinização entre diferentes plantas da mesma espécie é o principal mecanismo de recombinação genética para os vegetais, fonte de variabilidade das características. ... Afirma o autor que ocorre nessa interação uma relação mutualística, onde há benefício para ambas as espécies.

Quais os mecanismos de reparo do DNA?

Se o DNA fica danificado, pode ser reparado por vários mecanismos, incluindo química reversa, reparo de excisão, e reparo de quebras de fita dupla.

O que são transposons e sua importância?

Os transposons são elementos de DNA que codificam uma enzima chamada Transposase, que é responsável pela mobilização desse elemento no genoma, por um mecanismo de “corte e cola”.

O que é recombinação gênica e mutação?

Recombinação genética é a troca de genes entre duas moléculas de DNA, para formar novas combinações de genes. Assim como a mutação, a recombinação genética contribui para a diversidade genética de uma população, que é a fonte da variação evolutiva.

Por que a recombinação gênica pode ser o início de novas doenças?

Imagine que uma bactéria inofensiva pegue o DNA de um gene da toxina de uma espécie patogênica (causadora de doenças) de bactéria. Se a célula receptora incorpora o novo DNA em seu próprio cromossomo (o que pode acontecer por um processo chamado recombinação homóloga), ela também pode se tornar patogênica.

Por que os insetos são importantes para a perpetuação de espécies vegetais?

A polinização, em especial a cruzada, amplia e garante a variabilidade genética dos vegetais. ... Pode-se dizer que há um “jogo de interesse”, as plantas efetivam sua reprodução com mais eficiência enquanto os insetos polinizadores retiram dos vegetais o seu alimento: o néctar e o pólen.

Quais são os tipos de mecanismo de reparo?

Mecanismos de reparo de dano no DNA
  • Reversão direta: Algumas reações químicas danosas ao DNA podem ser diretamente "desfeitas" por enzimas na célula.
  • Reparo por excisão: Dano a uma ou a umas poucas bases do DNA é frequentemente corrigido por remoção (excisão) e substituição da região danificada.
Mais itens...

Qual é a importância dos mecanismos de reparo do DNA?

Os mecanismos de reparo de DNA nos protegem de câncer, mas os mesmos mecanismos também protegem as células tumorais contra os quimioterápicos que lesam o DNA, os mecanismos de reparo estão relacionados a mecanismos de resistência de células tumorais, o que pode inviabilizar ou prejudicar as chamadas quimioterapias.

Qual a importância dos elementos de transposição ou transposon para bactérias?

Os elementos genéticos móveis (elementos transponíveis) facilitam a transmissão da resistência a antibióticos, que também pode estar codificada em genes do cromossomo bacteriano, para novas linhagens bacterianas.

O que são plasmídeos e transposons?

Transposons são segmentos de DNA considerados “genes saltadores” por possuírem a capacidade de mudar sua localização, devido a presença do gene transposase, podendo estar presentes no cromossomo bacteriano ou plasmídeo (KELLY et al., 2009b).

Qual é a importância do crossing over?

O fenômeno Crossing Over é essencial, genotipicamente e fenotipicamente, por levar ao surgimento de diferenças numa espécie. Se esse fenômeno não ocorresse desde que a espécie humana surgiu, não teriam se desenvolvido indivíduos diferentes, ou seja, seríamos todos clones, organismos geneticamente idênticos.

Qual é a importância da variabilidade genética para os seres vivos?

A variabilidade genética permite que os indivíduos respondam de diferentes maneiras às mudanças que ocorrem no ambiente. Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética.