Qual a diferença entre PJ e MEI? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Trata-se da abreviatura das palavras Pessoa Jurídica, que é a formalização de uma ou mais pessoas na formação de uma empresa. Ou seja, pessoas físicas estão por trás da PJ, mas a PJ sempre responde como empresa e não como pessoa física.
Como funciona PJ MEI?
Para trabalhar como pessoa jurídica, o primeiro passo que o profissional precisa dar é abrir uma empresa e possuir um CNPJ – um número único e que irá identificar a sua empresa. Para isso, é preciso procurar um cartório ou uma junta comercial (o órgão depende da atividade que você vai exercer).
O que o PJ tem que pagar?
De maneira ampla, no Simples Nacional o empreendedor PJ paga em 9,3% de impostos – sendo 6% do Simples (DARF única com impostos) e 3,3% do INSS. No Lucro Presumido, com um faturamento de até R$ 187.500,00 por trimestre, os impostos são de 11,33% da parte federal mais o ISS, que pode variar de 2% a 5%.
O que um PJ paga de imposto?
De maneira ampla, no Simples Nacional o empreendedor PJ paga em 9,3% de impostos – sendo 6% do Simples (DARF única com impostos) e 3,3% do INSS.
Como pagar imposto PJ?
Basta que o responsável pelo CNPJ acesse o site da Receita Federal antes do dia 20 de cada mês e aponte o faturamento alcançado no mês anterior. Esse valor será pago após a impressão do boleto e representa toda a carga de impostos do PJ.
Quanto pago de imposto PJ?
De maneira ampla, no Simples Nacional o empreendedor PJ paga em 9,3% de impostos – sendo 6% do Simples (DARF única com impostos) e 3,3% do INSS.
Como calcular o custo de um PJ?
Como é o cálculo PJ x CLT?
– 8% do salário mensal do colaborador para o FGTS;
– o custo de um salário integral para férias, acrescido de 1/3 do valor;
– o custo de um salário integral para o 13° salário;
– até 6% do salário limitado ao custo do vale-transporte.
8 de ago. de 2019
Como calcular o salário de PJ?
Como calcular salário no contrato PJ
Férias ou licença: a cada 6 ou 12 meses de trabalho, ter 15 ou 30 dias de descanso;
Impostos: em geral, o profissional recolhe 6% de sua remuneração, algumas empresas já propõem o valor líquido aos candidatos, depositando a carga tributária como adicional;