No método do valor presente liquido, a taxa de atratividade é o percentual de desconto dos fluxos de caixa. ... No método da taxa interna de retorno, a taxa de atratividade é comparada com o retorno calculado, indicando aceitação quando esta última for, pelo menos, igual à taxa de desconto utilizada.
É a taxa de financiamento da empresa. É a taxa em que o gráfico do VPL corta o eixo horizontal. É a taxa usada para calcular o VPL e é função das taxas de juros da economia e dos riscos do projeto. ...
Ela ocorre quando o valor presente líquido das entradas de caixa se iguala ao investimento inicial. É a taxa de desconto que iguala o VPL a R$ 0.
Resposta. ☞ Quando o índice de lucratividade for igual a O ou inferior ao capital investido o projeto deve ser rejeitado.
A taxa interna de retorno (TIR) é a taxa de retorno que precisa ser obtida por uma empresa sobre seus investimentos para manter o valor da empresa inalterado. ... Com essa lógica, os retornos devem estar acima do custo de capital para poderem aumentar o valor da empresa, caso contrário diminuiriam seu valor.
Explicação: Segue explicação do livro: Quando analisamos os projetos de investimentos e utilizarmos a TIR como referência no critério de aceitação ou rejeição de investimentos, devemos considerar que a aceitação do projeto se dará quando a TIR for maior que o custo do dinheiro ou custo do capital.
Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
Interpretando o resultado do cálculo de VPL