Orações reduzidas são aquelas que não são introduzidas por conjunções e que possuem verbos nas suas formas nominais: infinitivo, gerúndio e particípio. São, assim, diferentes das orações desenvolvidas, que são introduzidas por um pronome ou conjunção e que são formadas por um verbo no indicativo ou no subjuntivo.
Gramática. As orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas se caracterizam por traços específicos. ... Em face desses pressupostos, como há a presença da conjunção integrante, afirmamos que se trata de uma oração subordinada substantiva desenvolvida.
As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.
As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente. ... “Admiro alunos que estudam” (oração subordinada adjetiva.
As orações subordinadas adjetivas exercem a função sintática própria ao adjetivo, isto é, de adjunto adnominal. Essas orações aparecem, geralmente, introduzidas por pronomes relativos (que, onde, quem, quanto, cujo, etc).
Orações Subordinadas
Resposta. Explicação: Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva.
- Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. Por Exemplo: A criança devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença.)
Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.